Segundo dados do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2022 foram registradas no Brasil 54.490 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo estupro, pornografia infanto-juvenil e exploração sexual. A maioria dessas ocorrências (95,4%) é de crimes de estupro, principalmente contra vítimas com idade entre 10 e 13 anos (42,2%). Considerando-se os estupros de vulnerável contra vítimas de até 13 anos de idade, 86% delas eram meninas e 56,2% eram crianças negras.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, discorra a respeito da realidade social de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual infanto-juvenil [valor: 3,00 pontos], abordando, ainda, medidas de proteção a esse segmento [valor: 3,50 pontos] e penalidades previstas para o combate a essa violação de direitos [valor: 3,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considerando as dimensões do serviço social e seu instrumental técnico-operacional, redija um texto dissertativo acerca da visita domiciliar no âmbito de atuação do assistente social. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 definição de visita domiciliar; [valor: 10,00 pontos]
2 aspectos relevantes para a realização da visita domiciliar, à luz do projeto ético-político do serviço social; [valor: 12,00 pontos]
3 condutas que devem ser evitadas pelo assistente social durante a visita domiciliar. [valor: 6,50 pontos]
Embora a ciência tenha comprovado que, do ponto de vista biológico, não há raças, e, sim, uma única raça, a humana, os índices de desigualdades raciais tendem a revelar o quão distante as conclusões da ciência genética estão da realidade vivida pelas pessoas que carregam em seus corpos as marcas de ancestralidade africana. Em sociedades em que manifestações racistas convivem com o discurso da democracia racial, os mecanismos jurídicos que condenam tais atitudes não têm dado conta da magnitude do preconceito e da discriminação racial. Em todas as esferas da vida social, as populações negra e indígena são as que mais aparecem em desvantagens socioeconômicas e de representação em espaços de pod…
A Agenda 2030, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano de ação para os indivíduos, o planeta e a prosperidade. Ela busca fortalecer a paz, proporcionando mais liberdade, e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo-se a pobreza extrema, e é um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as suas 169 metas buscam assegurar os direitos humanos e alcançar a igualdade de gênero. Os ODS são objetivos integrados, indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. As questões relativas à educação envolvem o ODS 4 e são impr…



