Na segunda metade do século XX, há uma intensa produção de arquitetura moderna em João Pessoa, com destaque para o arquiteto carioca radicado no Recife Acácio Gil Borsoi, os arquitetos paraibanos formados em Pernambuco Mário Glauco Di Láscio e Carlos Alberto Carneiro da Cunha, o arquiteto cearense formado no Rio de Janeiro Liberal de Castro e o arquiteto paranaense de família paraibana Leonardo Stuckert que, a convite da elite pessoense, realizaram obras que atenderam ao desejo de modernidade e sofisticação que esta arquitetura representava.
Borsoi é um nome de grande destaque desta geração. Na grande maioria dos seus projetos, executados em João Pessoa, observam-se características modernas adaptadas ao lugar, como as varandas salientes e as janelas diferenciadas para proteger os edifícios da insolação e da chuva excessivas e para direcionar os ventos. Essa preocupação com o conforto climático vem sempre aliada ao cuidado com a harmonia e a beleza, da mesma forma que o apelo plástico dos grandes vãos e balanços possibilitados pelo concreto armado é traduzido por edificações simples e leves.
Nelci Tinem, Lia Tavares, Marieta Tavares. Arquitetura Moderna em João Pessoa: a memória moderna
e local de um movimento internacional. Seminário Docomomo Brasil, Niterói, 2005 (com adaptações).
Considerando que o fragmento acima tem caráter motivador e considerando, ainda, os períodos da história da arquitetura e do urbanismo, redija um texto dissertativo destacando aspectos gerais da produção arquitetônica moderna nos anos 50 e 60 do século passado no Brasil. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 a influência das vanguardas europeias e características locais; [valor 3,50 pontos]
2 principais elementos fundamentais da arquitetura do período; [valor: 3,50 pontos]
3 dois exemplos de obras referenciais. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um dos mais importantes arquitetos e paisagistas do século XX, além de um dos pioneiros nas excursões, pesquisas e descobertas dos biomas nacionais, com objetivo de ter repertório na composição de seus jardins. Por bioma, entende-se os conjuntos de ecossistemas com diversidade biológica. Segundo o IBGE, o Brasil possui os seguintes biomas: marítimo, amazônico, pantaneiro, cerrado, atlântico e caatinga.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito da utilização do bioma amazônico em projetos de paisagismo, apresentando o clima e a localização do bioma bem como as vegetações e espécies que pode…
A administração da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) pretende deslocar seus escritórios administrativos para um único galpão térreo de 400 m2, com 3,5 m de pé direito. O galpão se localiza em uma movimentada área urbana da cidade de João Pessoa, a 5 m de distância das avenidas que contornam o lote. As paredes, o piso e a laje do galpão deverão ser reformados para alocar 80 trabalhadores auxiliares administrativos.
Visando à diminuição dos custos operacionais mensais e à utilização de estratégias sustentáveis de arquitetura para o novo local, a administração da empresa solicitou ao seu corpo técnico arquitetônico um esboço de projeto que contemplasse ao máximo o conforto ambient…
Arquitetura é universal. Só porque estou aqui não significa que eu produzo arquitetura brasileira. Eu olho ao redor, aproveito os recursos disponíveis, os materiais; reconheço o clima e assim vai. Ser arquiteto é uma questão de conhecimento — você explora o lugar e interpreta como responder a uma situação e um terreno particular. Arquitetura sempre foi e tem sido sobre técnica, arte e ciência. Se você não sabe ler ou escrever, você não pode inventar um poema. Você tem que saber essas ferramentas básicas. Tudo está em extrair conhecimento de disciplinas como história, antropologia, geologia, mecânica estrutural, construção, projeto, desenho e por aí vai, com interpretação espacial, que é cham…



