No âmbito do Estado, a análise custo-benefício e a análise custo-efetividade são importantes ferramentas para eleger, dentre diversas alternativas, a melhor opção de política pública para a resolução de determinado problema concreto da sociedade. Considerando esse contexto, redija um texto dissertativo respondendo, de forma sucinta, aos seguintes questionamentos.
1 O que é análise custo-benefício [valor: 3,00 pontos] e o que é análise custo-efetividade [valor: 3,00 pontos]?
2 Qual é a principal diferença entre esses dois enfoques analíticos? [valor: 1,50 ponto]
3 Qual seria o enfoque mais adequado para a avaliação de uma política pública de combate à mortalidade materno-infantil? [valor: 2,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a seguinte situação:
Para que se cumpram adequadamente as técnicas do orçamento-programa, torna-se necessário desenvolver avaliações quantitativas e qualitativas das aplicações de recursos nos diversos programas e atividades voltados à execução das políticas públicas estabelecidas no orçamento.
Essas avaliações incorporam os conceitos contemporâneos de planejamento governamental, com ênfase na eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência das ações realizadas em resposta às demandas sociais apresentadas, discutidas e aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Nesse contexto, um cidadão, no pleno exercício de seus direitos constitucionais, apresentou denúncia aleg…
Formar equipes de alta performance é um dos maiores desafios da liderança no contexto de um mundo globalizado, com grandes incertezas, complexidade e transformações.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Desafios e soluções da gestão de pessoas no setor público
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) liderança e motivação. [valor: 2,50 pontos]
b) gestão do desempenho. [valor: 2,25 pontos]
O Tribunal de Contas da União (TCU) dispõe de vagas de função comissionada a serem ocupadas por servidores efetivos, selecionados a partir de um banco de talentos previamente constituído. Em gestões anteriores, observou-se que alguns servidores designados para essas funções apresentaram condutas incompatíveis com os princípios da administração pública, confundindo interesses pessoais com o interesse público. Tal postura resultou em práticas prejudiciais à eficiência e à integridade da atuação administrativa, comprometendo a credibilidade institucional.
Diante desses episódios, e em consonância com os preceitos da Nova Administração Pública, o TCU vem empreendendo mudanças organizacionais vol…



