Determinado servidor estável do Estado Alfa praticou conduta que se caracteriza como ato de improbidade administrativa que causou lesão ao erário estadual, sendo certo que a prática de ato tipificado como de improbidade está prevista no respectivo Estatuto dos Servidores como infração grave passível de demissão.
Nesse contexto, o Ministério Público ajuizou ação de improbidade e, simultaneamente, foi instaurado o processo administrativo disciplinar pela prática de tal infração funcional, bem como há um processo tramitando perante o respectivo Tribunal de Contas, com vistas a apurar a lesão ao erário, todos pelo mesmo fato.
Diante dessa situação hipotética, esclareça a viabilidade de o aludido servidor responder simultaneamente nas mencionadas esferas de responsabilização, enfrentando, especificamente, os seguintes pontos:
a) Avalie se, para que ele seja demitido, após a ampla defesa e o contraditório, por ato tipificado como improbidade no mencionado processo administrativo disciplinar, é necessária a prévia condenação na ação de improbidade ajuizada pelo Ministério Público.
b) Indique se a imposição de ressarcimento ao erário na ação de improbidade ajuizada pelo Ministério Público impede eventual determinação do Tribunal de Contas em tal sentido, bem como quais seriam as repercussões do pagamento efetuado para o cumprimento da aludida determinação.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-SP), instaurou procedimento de auditoria em face da empresa SigmaTech Soluções Integradas Ltda., contratada para fornecer sistemas de monitoramento a diversos órgãos públicos. A investigação teve origem em denúncia anônima recebida pelo canal de integridade, indicando o pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos estrangeiros para viabilizar a exportação de software a um país parceiro do Estado em programa de cooperação tecnológica.
No curso das apurações, identificou-se também a ocultação de valores provenientes dessas transações por meio de interpostas pessoas jurídicas, o que levou à atuação conjun…
O Código de Ética e Conduta dos Servidores e Colaboradores da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, instituído pela Resolução nº 15/2023 do Órgão Especial do TJ-RJ, orienta o comportamento ético-profissional dos servidores, o diploma busca fortalecer a confiança da sociedade na atuação do Poder Judiciário e prevenir desvios de conduta e conflitos de interesse.
Considerando as disposições desse Código de Ética, responda, de forma fundamentada, aos itens a seguir:
- Indique os objetivos do Código de Ética do Servidor e do Colaborador da Corregedoria Geral da Justiça.
- Identifique os destinatários alcançados pelo referido Código.
- Apresente os principais deveres previstos para…
A previsão de uma cláusula de matriz de riscos em contratos administrativos ordinários é uma das mais significativas inovações da Nova Lei de Licitações (Lei federal nº 14.133/2021).
Considerando a temática da a Gestão de Risco em obras públicas sob a ótica da Lei nº 14.133/2021, redija um texto dissertativo, em que discorra, de forma fundamentada, sobre os seguintes tópicos:
- Conceito de matriz de riscos e as informações que ela deve conter;
- A aplicação da matriz de risco em Obras e Regimes de Contratação mais complexos (contratação integrada e semi-integrada).



