Para enfrentar o déficit fiscal, o governo federal pretende aumentar a arrecadação tributária e, entre outras medidas, obrigar as empresas optantes pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES) a pagarem o imposto sobre produtos industrializados (IPI) destinados ao exterior.
Como estratégia para evitar maior desgaste político, em vez de encaminhar diretamente a proposição legislativa, o governo federal acionou um deputado federal da base parlamentar governista para apresentar, individualmente, projeto de lei complementar versando sobre aquela medida específica.
O projeto de lei complementar foi apresentado na Câmara dos Deputados pelo referido deputado federal e, durante a sua tramitação, foi admitido pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pela Comissão de Finanças e Tributação. Em seguida, todas as comissões temáticas afetas à matéria aprovaram o projeto conclusivamente. O projeto de lei complementar foi enviado à mesa da Câmara dos Deputados que, após o transcurso dos prazos regimentais, o remeteu ao Senado Federal para apreciação.
Considerando a situação hipotética apresentada, elabore, de forma fundamentada, um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:
1 constitucionalidade ou não da iniciativa legislativa do projeto de lei complementar, no tocante ao proponente e à matéria tributária nele veiculada; [valor: 3,50 pontos]
2 constitucionalidade ou não projeto de lei complementar, quanto ao seu mérito e à espécie legislativa utilizada; [valor: 3,50 pontos]
3 regularidade da tramitação do projeto de lei complementar na Câmara dos Deputados. [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Com base nas previsões da Constituição Federal de 1988 e na jurisprudência do STF, redija um texto dissertativo acerca da organização e composição dos tribunais de contas estaduais. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Aborde o princípio constitucional segundo o qual os tribunais de contas estaduais devem seguir o modelo de organização e competências do TCU. [valor: 4,25 pontos]
2 Indique a quantidade de conselheiros que deve integrar os tribunais de contas estaduais. [valor: 5,00 pontos]
3 Discorra sobre os critérios de escolha dos conselheiros dos tribunais de contas estaduais, de acordo com o entendimento do STF. [valor: 5,00 pontos]
Às 2h da madrugada do dia 10/11/2024, durante plantão policial, compareceu a uma delegacia de polícia de determinado bairro da cidade de Fortaleza, Ceará, Alberto, com 62 anos de idade, ensanguentado, com marcas de violência no tórax e nos braços, extremamente nervoso e com a fala bastante embargada.
Segundo ele, João, ex-marido de Carla, atual companheira de Alberto, invadira a casa deste sem sua autorização, por volta das 22 h da noite anterior. João, visivelmente alcoolizado, havia-lhe proferido diversos palavrões e xingamentos, bem como feito ameaças, o que dera início a uma discussão acalorada. Em seguida, João passara a agredir a vítima, com socos e pontapés, o que chamara a atenção de…
O plenário do Tribunal de Justiça do Estado X, em processo administrativo que envolvia alguns de seus servidores, reconheceu, com base em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o direito de esses servidores receberem determinada gratificação. Com base no princípio da isonomia, o referido plenário determinou a extensão do benefício a todos os demais servidores daquele tribunal que estivessem em situação análoga aos que obtiveram a mencionada vantagem.
Considerando a situação hipotética apresentada, responda, de forma fundamentada, aos seguintes questionamentos, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
1 – É cabível o ajuizamento de ação direta de inconstituc…



