Um analista de educação corporativa propôs, no âmbito de um processo de educação empreendedora, um projeto sobre práticas educacionais, com vistas ao desenvolvimento das dimensões humanas para o alcance de resultados organizacionais. Para o ciclo de vida do referido projeto, foram especificadas quatro fases: iniciação, planejamento, realização ou execução, e encerramento, conforme a descrição a seguir.
Fase de iniciação: definição e seleção do projeto; realização do termo de abertura; identificação dos riscos envolvidos; e identificação e alocação dos recursos necessários.
Fase de planejamento: determinação do que deve ser feito, do escopo e entregas, das atividades e sua sequência, dos responsáveis e duração do projeto; início em 30 dias após a aprovação e execução pelo prazo de um ano, após o qual será encerrado, podendo o prazo ser prorrogado, conforme sua complexidade, e ser executado por tempo indeterminado.
Fase de realização ou execução: desenvolvimento das atividades para a garantia de todas as entregas e conclusão do objetivo do projeto; monitoramento e controle do progresso do projeto para a garantia de sua evolução e conclusão do objetivo conforme o planejamento; e documentação de todas as lições aprendidas.
Fase de encerramento: realização de pagamentos finais; avaliação e reconhecimento das pessoas; avaliação pós-projeto, com o desempenho do projeto e arquivamento de todos os documentos.
Após o encerramento do projeto, o analista propôs um feedback do cliente ou do patrocinador para a avaliação do alcance dos objetivos e do nível de satisfação em relação ao projeto.
Considerando a situação hipotética apresentada, elabore um texto dissertativo, analisando a proposta de projeto, de acordo com os fundamentos gerais de gestão de projetos. Em seu texto, avalie a adequação relativa aos seguintes aspectos:
1 especificação das fases do projeto, complementando-as, se for o caso; [valor: 2,00 pontos]
2 teor da fase de iniciação; [valor: 2,00 pontos]
3 teor da fase de planejamento; [valor: 2,00 pontos]
4 teor da fase de realização; [valor: 2,00 pontos]
5 teor da fase de encerramento. [valor: 2,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Secretaria de Educação de determinado estado da Federação inseriu a educação empreendedora em seu currículo como uma disciplina a ser cursada por todos os estudantes do 8.º ano do ensino fundamental. Entre as dificuldades de implementação da proposta, a mais grave foi a de encontrar professores capacitados para atuar na docência da disciplina, dada a carência de curso específico para a formação de professores de empreendedorismo. Diante dessa situação foi aberta a oportunidade para docentes de outras áreas se capacitarem e atuarem como docentes da disciplina.
Uma instituição de educação mostrou interesse em assumir a formação desses docentes e pretende encaminhar à Secretaria de Educação d…
O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) está em desenvolvimento, de acordo com o Guia de Elaboração do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Nesse contexto, um servidor foi designado para avaliar a aplicabilidade do BSC (Balanced Scorecard) e da análise SWOT no PDTI, bem como a aplicação de boas práticas do PMBOK (7.ª edição) afetas à governança de tecnologia da informação e comunicação em estudo, para serem implantadas no MPO. Por fim, o servidor deverá fazer uma avaliação sobre o gerenciamento de projetos com metodologias ágeis, com base no Scrum (nov./2020).
Considerando a situação hipotética ap…
Após a realização de detalhado diagnóstico acerca das dificuldades na gestão dos projetos desenvolvidos em determinado órgão público, verificou-se que cada unidade funcional desse órgão adotava uma metodologia diferente para a administração de seus projetos (formulação, execução, acompanhamento e avaliação), o que ocasionava diversos problemas de comunicação e integração de informações necessárias para a sustentação do processo decisório e a produção de relatórios gerenciais, concluindo-se que uma das principais razões para as dificuldades enfrentadas consistia na ausência sistemática de uma metodologia que levasse em consideração um grupo de processos básicos de gerenciamento de projetos, b…



