Arrumação
Elomar Figueira Melo
Josefina sai cá fora e vem vê
Olha os forro ramiado vai chuvê1
Vai trimina riduzi toda criação
Das bandas de lá do ri2 gavião
Chiquera pra cá já roncô o truvão
Futuca a tuia, pega o catadô3
Vamo plantá o feijão no pó
Futuca a tuia, pega o catadô
Vamo plantá o feijão no pó
Mãe prurdença inda num cuieu4 o ai5
O ai roxo dessa lavora tardã
Diligença pega o panacum balai
Vai cum tua irmã, vai num rumo só
Vai cuiê o ai, o ai da tua avó
Lua nova sussarana vai passá
Sêda branca, na passada ela levô
Ponta d’unha, lua fina risca no céu
A onça prisunha, a cara de réu
O pai do chiquêro a gata comeu
Foi um trovejo c’ua zagaia só
Foi tanto sangue de dá dó
Os cigano já subiro bêra ri
É só danos, todo ano nunca vi
Paciênça, já num guento a pirsiguição
Já só caco véi nesse meu sertão
Tudo que juntei foi só pra ladrão
1chuvê: chover
2ri: rio
3catadô: catador
4cuieu: colheu
5ai: alho
O texto apresentado constitui uma canção que aborda o momento de chegada da chuva no semiárido brasileiro, versando sobre elementos geográficos, sociais, econômicos e culturais das comunidades que habitam a região. Tendo aquele texto como referência inicial, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Discorra acerca do meio ambiente regional, da cultura e da qualidade de vida das comunidades do semiárido, a partir das características destacadas na canção. [valor: 7,00 pontos]
2 Apresente potencialidades da região do semiárido para seu desenvolvimento econômico e sustentável. [valor: 6,00 pontos]
3 Aborde exemplos de intervenções governamentais multissetoriais voltadas à inovação, novas tecnologias e desenvolvimento de cadeias produtivas agroindustriais no semiárido. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Determinada empresa pretende requerer ao órgão ambiental competente a licença ambiental para exploração de calcário, com vistas à produção de cimento, no município de Lagoa Santa – Minas Gerais. O empreendimento será instalado em uma área de afloramento rochoso, em zona de vulnerabilidade natural muito alta, e localizada na área de proteção ambiental (APA) do Carste de Lagoa Santa, uma APA federal, criada para proteger o patrimônio espeleológico e histórico-cultural da região.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca dos procedimentos de licenciamento ambiental que devem ser considerados para o empreendimento em apreço. Em seu texto, atenda ao que s…
Há um novo hotspot de desmatamento por corte raso na Amazônia brasileira, localizado nos municípios de Apuí, Aruanã e arredores, no sul do estado do Amazonas, ao longo da rodovia BR-230 (Transamazônica). Com o intuito de reduzir as atividades ilegais de desmatamento nessa região, o governo brasileiro pretende intensificar as ações de fiscalização em campo com o suporte de um sistema de alerta de desmatamento em tempo quase real, baseado em imagens de satélites ópticos e de radar, além de inteligência artificial.
Considerando as informações precedentes, redija um texto dissertativo sobre a implantação do referido sistema de alerta de desmatamento. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1…
A Amazônia não apenas é a floresta tropical mais diversificada do mundo, como também é a região na América tropical que mais contribuiu para a sua biodiversidade total. Durante o passado geológico, a Amazônia passou por mudanças geográficas e climáticas significativas, que influenciaram a evolução das espécies, inclusive das abelhas sem ferrão. A partir dessas informações, redija um texto dissertativo discorrendo sobre como a Amazônia influenciou o sucesso reprodutivo e ecológico desses polinizadores.



