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Q415517 | Administração Geral e Pública e Legislação de Trânsito e Transportes
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres
Cargo: Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres

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A empresa X, concessionária de serviço de transporte ferroviário de cargas, apresentou à ANTT uma proposta de aplicar inteligência artificial (IA) no monitoramento da sua frota ferroviária, com o objetivo de aprimorar a gestão de rotas, minimizar custos operacionais e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. A proposta prevê um experimento que consistirá na implementação de dispositivos de rastreamento e sensores de locomotiva, que farão a coleta de dados em tempo real sobre localização, condições da carga, consumo de combustível, entre outros aspectos. A IA será empregada para analisar esses dados, identificar padrões e prever demandas, visando à redução de custos operacionais, à otimização de rotas e a melhorias na segurança da frota. Os resultados esperados desse experimento incluem a redução de custos operacionais, a otimização de rotas para aumentar a eficiência logística, a melhoria na segurança da frota e o aumento da satisfação dos clientes devido a entregas mais rápidas e precisas. Durante o período experimental, a empresa X fornecerá relatórios periódicos à ANTT, demonstrando os resultados obtidos, seus impactos e lições aprendidas.

Na proposta em questão, constam as seguintes previsões.

“I – prazo de funcionamento: o ambiente regulatório experimental terá duração de 36 meses, conforme estabelecido em Resolução da ANTT.

II – benefícios esperados: espera-se obter ganhos de eficiência, redução de custos operacionais e melhoria na segurança das operações ferroviárias.

III – métricas de avaliação: serão utilizadas métricas como redução de tempo de viagem, aumento da eficiência na utilização dos recursos e melhoria na segurança das operações, para avaliar os resultados do experimento.

IV – dispensas de requisitos regulatórios: a empresa X justificará as dispensas de requisitos regulatórios necessárias para o desenvolvimento do experimento.

V – documentos necessários: serão fornecidos todos os documentos e informações necessários para comprovar a elegibilidade e viabilidade do experimento, conforme exigido por Resolução da ANTT.

Parágrafo único. As informações serão de acesso público.”

Ao final do experimento, a empresa X apresentará um relatório detalhado à ANTT, de acesso aberto, evidenciando os benefícios da aplicação de IA no monitoramento de ferrovias, os impactos positivos gerados e as contribuições para o setor ferroviário de transporte terrestre.

Considerando a situação hipotética acima, elabore, na condição de servidor da ANTT designado para avaliar propostas com base na Resolução ANTT n.º 5.999/2022, que dispõe sobre as regras para constituição e funcionamento de ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório), parecer posicionando-se quanto à aprovação, ou não, da proposta da empresa X. Fundamente seu parecer na Resolução ANTT n.º 5.999/2022 e em demais aportes teóricos e técnicos de regulação da ANTT pertinentes ao caso.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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