Uma empresa de engenharia civil está prestes a iniciar um projeto de construção de uma ponte, cujo orçamento é estimado em R$ 200 milhões e cujo prazo estimado de execução é de 24 meses. Para tanto, a empresa necessita de um parecer técnico, emitido por engenheiro, compatível com uma obra de tal porte. A empresa espera que o parecer contenha direcionamentos relativos à gestão dos insumos críticos necessários; ao detalhamento dos principais serviços, a partir da aplicação da curva ABC; à apresentação da coordenação das etapas física e financeira do projeto, a partir dos cronogramas físico e físico-financeiro; e à elaboração adequada das planilhas de orçamento sintético e analítico.
Considerando a situação hipotética acima e os fatores relativos à gestão de projetos, elabore um parecer técnico abordando os seguintes aspectos:
1 aplicação das planilhas de orçamento sintético e analítico no contexto do projeto; [valor: 6,00 pontos]
2 eficiência da utilização da curva ABC para categorizar serviços e insumos; [valor: 7,00 pontos]
3 integração dos cronogramas físico e físico-financeiro. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As seguintes situações se referem a determinado órgão público.
I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 serão pagos em janeiro de 20X2.
II Em janeiro de 20X2 serão recebidos e pagos os medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1.
III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 serão pagos também em dezembro de 20X1.
Tendo por base essas situações hipotéticas, responda ao que se pede a seguir.
- Conceitue restos a pagar e estabeleça a distinção entre os tipos existentes. [valor: 3,50 pontos]
- Cite para cada uma das três situações expostas no enunciado, em que situação as despesas se encontram: restos a pagar processados, não processados, despesas empenhadas,…
Aos 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, pode-se afirmar que os tribunais de contas não apenas se adaptaram às novas exigências, como se tornaram protagonistas na consolidação dos princípios da responsabilidade fiscal no país. Se, por um lado, a legislação trouxe desafios aos gestores públicos, por outro, criou uma cultura de planejamento e transparência que é imprescindível para a boa governança.
Edilson Silva. A atuação dos tribunais de contas nestes 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Internet: <atricon.org.br> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das atribuições dos tribunais…
A fixação dos limites para as despesas com pessoal estabelecidos na LRF partiu da análise das contas públicas durante a década de 1990. Constatou-se que existem algumas despesas que poderiam ser tratadas como despesas constantes dentro do setor público: o custeio da máquina pública, o serviço da dívida e os investimentos públicos. No primeiro caso, temos as despesas com bens e serviços necessários para o funcionamento da administração pública, tais como contas de água e luz, material de consumo e serviços terceirizados. No segundo, temos o pagamento de juros e amortizações da dívida referente a títulos emitidos ou contratos assinados pelo ente. Esses pagamentos são despesas obrigatórias e, a…



