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Q415372 | Contabilidade Geral
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: BCB - Banco Central do Brasil (Bacen)
Cargo: Analista
Padrão de resposta Resolução em texto Peça Técnica/Prática80 linhas

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Durante a fiscalização de determinada instituição financeira pelo Banco Central do Brasil, foram identificados os seguintes fatos, que ensejaram dúvidas em relação ao adequado cumprimento das normas brasileiras de contabilidade que tratam de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

I A instituição financeira utilizou contratos de swap de taxa de juros como proteção contra um empréstimo de taxa variável, contudo esses contratos estavam atrelados a uma variável econômica volátil e pouco comum, o que torna extremamente difícil e sujeita a incertezas a estimativa do valor justo. Embora a probabilidade de saída de recursos relativos aos compromissos resultantes desse contrato seja incerta, eles foram registrados como provisão nas demonstrações contábeis e notas explicativas da entidade.

II A instituição financeira possui um investimento relevante na empresa de tecnologia Tech-X, atualmente envolvida em uma disputa judicial de patente. Existe a expectativa de uma compensação financeira substancial caso a Tech-X vença a disputa. A instituição não reconheceu nem prestou qualquer informação sobre o evento nos balanços, tampouco apresentou notas explicativas a tal respeito. O processo relativo à patente está em discussão em um tribunal, com maioria dos votos favorável à demanda da Tech-X, mas ainda há incerteza sobre o resultado final desse processo.

Considerando a situação hipotética apresentada, esclareça, fundamentadamente, se os procedimentos contábeis descritos em I e II obedecem às normas brasileiras de contabilidade que tratam de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes [valor: 15,50 pontos]. Ao elaborar seu texto, faça, ainda, o que se pede a seguir.

1 Defina provisão, estabelecendo a relação entre provisão e passivo. [valor: 8,00 pontos]
2 Defina ativo e passivo contingente. [valor: 8,00 pontos]
3 Discorra sobre a diferença entre provisão e passivo contingente. [valor: 8,00 pontos]
4 Discorra sobre reconhecimento e mensuração de uma provisão. [valor: 8,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaContabilidade Geral
BancaCebraspe (Cespe)

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