O colaborador Antônio José da Silva, em função dos seus conhecimentos em Gestão de Riscos, foi convidado a participar do Planejamento Estratégico da empresa mineradora multinacional em que trabalha, para realizar uma comparação dessa empresa com outras empresas do mesmo setor. Ele deverá pesquisar e identificar quem são os concorrentes, como eles trabalham e quão competitivos são os processos da empresa onde trabalha frente aos dos concorrentes, levando em consideração a sua capacidade para identificação dos diferentes tipos de riscos.
Ao iniciar o seu trabalho de pesquisa, Antônio identificou que a Mineradora ABC, empresa onde trabalha, em função do minério único que explora, concorre com apenas 3 empresas em todo o mundo.
Primeiro Tipo Regular de Risco com Possibilidades de Ocorrência de Perdas
A extração desse minério tem alto potencial de causar contaminações no solo e na barragem de “alteamento a montante” utilizada pela Mineradora ABC, em que são acumulados resíduos da sua extração. Especialistas mundiais indicam que este método de contenção é o mais barato e, também, o menos seguro.
A Mineradora ABC concorre com a Mineradora X1, a Mineradora X2 e a Mineradora X3, e as 3 empresas concorrentes também utilizam barragens do tipo “alteamento a montante”. A pressão mundial por iniciativas de controles corporativos para conter os efeitos das mudanças climáticas e dos danos causados ao meio ambiente nos processos extrativistas fez com que a Mineradora ABC implementasse uma área específica para desenvolver modelos estatísticos de acompanhamento das possibilidades de ocorrência de perdas decorrentes de danos socioambientais. O alto custo do desenvolvimento deste tipo de modelo foi um fator impeditivo para que as mineradoras X1, X2 e X3 implementassem áreas semelhantes à da Mineradora ABC.
Segundo Tipo Regular de Risco com Possibilidades de Ocorrência de Perdas
Em decorrência de pandemia mundial causada por um vírus mutante, há a expectativa de forte retração econômica nos próximos exercícios, o que demanda maior capacidade das empresas para avaliar a possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento pelos clientes compradores de suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados, à desvalorização de contratos de crédito (vendas a prazo) decorrentes da deterioração na classificação de risco do cliente, à redução de ganhos ou remunerações, às vantagens concedidas na renegociação e aos custos de recuperação dos valores financiados. As mineradoras X1, X2 e X3 já previam tal quadro e implementaram recentemente áreas especializadas na mensuração deste risco, no entanto, a Mineradora ABC não realizou tal desenvolvimento.
Terceiro Tipo Regular de Risco com Possibilidades de Ocorrência de Perdas
Como outras mineradoras brasileiras tiveram recentemente problemas com suas barragens em decorrência de falha, deficiência ou inadequação de quaisquer processos internos envolvendo pessoas, sistemas ou de eventos externos e inesperados e que geraram perdas resultantes significativas, a Mineradora ABC implementou metodologia interna capaz de identificar, monitorar, controlar e testar este tipo de risco. As mineradoras X1, X2 e X3 pretendem desenvolver ferramentas capazes de mensurar este risco, como já faz a mineradora ABC, mas estimam que isso só ocorrerá no longo prazo.
Utilizando-se apenas das informações disponibilizadas no enunciado, responda:
a) Indique qual é a técnica de pesquisa e investigação realizada por Antônio para identificar as práticas empresariais entre a empresa em que trabalha e a dos seus concorrentes e aponte 2 vantagens e 2 desvantagens da utilização desta prática.
b) Antônio deverá fazer uma análise de cenários, por meio da ferramenta Análise SWOT, proporcionando assim uma base para o planejamento estratégico da Mineradora ABC. Aponte quais são os elementos que constituem a análise do cenário de ambiente interno e do ambiente externo, nesta ferramenta, e o que cada um deles busca identificar.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O acesso à informação e a proteção de dados pessoais ocupam papel estratégico no fortalecimento da democracia e na consolidação da cidadania no Brasil. Nesse sentido, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) consagrou o direito de todo cidadão à transparência ativa e passiva dos órgãos públicos, ampliando o controle social sobre a gestão estatal. Já a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) surgiu como marco regulatório para assegurar a privacidade dos indivíduos diante do uso crescente de dados em ambientes digitais, buscando equilibrar inovação tecnológica e salvaguarda de direitos fundamentais.
Entretanto, a efetividade desses diplomas legais enfrenta desafio…
O processo de acompanhamento/monitoramento e avaliação de políticas públicas gera dados e informações necessários para a verificação do desempenho dessas políticas, viabilizando a realização de ajustes ao longo de sua implementação.
Entende-se por acompanhamento/monitoramento o exame contínuo dos processos, produtos, resultados e impactos das ações realizadas. Nessa fase, geralmente se utilizam informações mais simples e imediatas sobre a operação e os efeitos de determinada política.
Já a avaliação envolve julgamento, valoração e mensuração da política, para melhorar os processos decisórios e ajustar as linhas de intervenção. Lida com informações mais profundas e detalhadas sobre o funciona…
Para o cumprimento das técnicas do orçamento programa, necessário se faz o desenvolvimento das avaliações quantitativa e qualitativamente das aplicações de recursos nos diversos programas e atividades para execução das políticas públicas definidas no orçamento.
As avaliações envolvem os conceitos contemporâneos de planejamento governamental, destacando‐se a eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência das ações executadas em atendimento às demandas sociais apresentadas e devidamente discutidas e aprovadas na LOA.
Um cidadão, em pleno gozo de seus direitos constitucionais, faz uma denúncia à Controladoria Geral do Estado de São Paulo, afirmando que determinado ente público…



