Leia os textos a seguir:
Texto 1
Art. 144 – “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”
Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em https://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 22/11/2024
Texto 2
“Pela nossa Constituição de 1988, segurança pública é um direito fundamental e condição essencial para o exercício pleno da cidadania, com liberdade, equidade racial e de gênero; paz e valorização da vida e do meio ambiente. E, como direito, segurança precisa se traduzir em políticas públicas que se guiem pelos princípios da transparência, da participação social e do uso da Ciência para a redução de todas as formas de violência e desigualdades. Diante de tais premissas, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP defende reformas estruturais para a construção de um sistema de governança da segurança pública verdadeiramente eficiente, cidadão e democrático. Isso porque, a despeito das mudanças incrementais verificadas nas últimas décadas, que aumentaram a eficiência operacional e tecnológica das forças de segurança do país, a persistência de opções político-institucionais que valorizam um modelo de segurança reativo, reprodutor de violências e inequidades e/ou que foca no combate bélico do crime e ao delinquente, impede que o tema seja tratado como uma política social universal e que precisa atingir toda população brasileira”
Fonte: Segurança Pública como Direito Fundamental: diretrizes e propostas.
Texto adaptado. Disponível em https://forumseguranca.org.br/wp-content/
uploads/2022/06direito-fundamental-diretrizes-propostas-v10.pdf.
Acesso em 22/11/2024
A segurança pública é um direito constitucional, assegurado a todos os cidadãos brasileiros. Perante as mais diversas situações, é fundamental que o policial militar esteja muito bem preparado para conduzir os desafios do seu trabalho da melhor forma possível. Com base nos textos apresentados e em sua reflexão, produza uma redação dissertativo-argumentativa com base na seguinte questão:
Como promover um modelo eficiente e cidadão de segurança pública?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A revisão histórica nos revela que a assistência educacional em estabelecimentos carcerários foi novamente ressignificada pela perspectiva de educação como direito de todos, consolidada com a promulgação da Constituição Federal de 1988, conforme se lê em seu artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Alisson J. O. Duarte; Helena O. Sivieri Pereira. Aspectos históricos da educação escolar nas instituições prisionais brasileiras do período imperial ao século XXI. Educação Unisinos, …
Leia o texto a seguir:
Inteligência artificial e trabalho: conheça as novas oportunidades!
A inteligência artificial tem sido cada vez mais integrada em nossas vidas, seja em smartphones, carros, casas inteligentes ou mesmo no trabalho.
De fato, a IA é uma das tecnologias mais revolucionárias do nosso tempo, capaz de mudar a forma como fazemos as coisas e criar novas oportunidades.
De acordo com a pesquisa CX Trends da Zendesk, 75% dos consumidores acreditam que a IA já está transformando a forma como as empresas oferecem serviços.
Além disso, a pesquisa constatou que 42% dos entrevistados preferem lidar com um chatbot do que com um humano, quando o objetivo é resolver um problema simples.
O…
Leia o texto a seguir:
Tipologia da Violência
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma tipologia de três grandes grupos segundo quem comete o ato violento: violência contra si mesmo (autoprovocada ou autoinfligida); violência interpessoal (doméstica e comunitária); e violência coletiva (grupos políticos, organizações terroristas, milícias).
a) Violência autoprovocada/autoinfligida: autoprovocada/autoinfligida a violência compreende ideação suicida, autoagressões, tentativas de suicídio e suicídios.
b) Violência interpessoal: violência doméstica/intrafamiliar: considera-se violência doméstica/intrafamiliar a que ocorre entre os parceiros íntimos e entre os membros da família, princ…



