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Q414521 | Educação Física
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Joinville - Prefeitura Municipal de Joinville
Cargo: Professor

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Segundo o Censo do IBGE de 2022, o Brasil tem a maioria de sua população composta por pessoas negras (pardas e pretas): um total de 55,9%, representando a maior população negra fora do continente africano. A Lei n.º 1.0639/2003 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos da educação básica no Brasil, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguindo essa normativa, incorporou essa temática nos diferentes componentes curriculares, como, por exemplo, a educação física. Porém, é sabido que os conhecimentos de matriz africana ainda não estão devidamente consolidados no âmbito da educação física escolar. Por isso, é esperado que as futuras gerações de professores, em especial aqueles que irão compor a educação pública, atuem de modo enfático nessa direção.

Compreende-se que o reconhecimento das contribuições da população negra é um elemento fundamental para a superação do racismo; nesse sentido, a escola — que inclui a educação física — também se faz essencial para a efetivação de uma educação antirracista baseada em ações educacionais estratégicas e objetivos claros para a promoção da igualdade racial.

Considerando que o fragmento precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da relação entre educação física escolar e conhecimentos de matriz africana, abordando os seguintes aspectos:

1 histórico da educação física escolar e sua relação com a cultura ao longo do tempo; [valor: 4,50 pontos]
2 formas de se relacionar as unidades temáticas da educação física (danças; brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; práticas de aventura; lutas) aos conhecimentos de matriz africana, a fim de promover a igualdade racial e construir uma educação antirracista. [valor: 5,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEducação Física
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