Segundo o Censo do IBGE de 2022, o Brasil tem a maioria de sua população composta por pessoas negras (pardas e pretas): um total de 55,9%, representando a maior população negra fora do continente africano. A Lei n.º 1.0639/2003 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos da educação básica no Brasil, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguindo essa normativa, incorporou essa temática nos diferentes componentes curriculares, como, por exemplo, a educação física. Porém, é sabido que os conhecimentos de matriz africana ainda não estão devidamente consolidados no âmbito da educação física escolar. Por isso, é esperado que as futuras gerações de professores, em especial aqueles que irão compor a educação pública, atuem de modo enfático nessa direção.
Compreende-se que o reconhecimento das contribuições da população negra é um elemento fundamental para a superação do racismo; nesse sentido, a escola — que inclui a educação física — também se faz essencial para a efetivação de uma educação antirracista baseada em ações educacionais estratégicas e objetivos claros para a promoção da igualdade racial.
Considerando que o fragmento precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da relação entre educação física escolar e conhecimentos de matriz africana, abordando os seguintes aspectos:
1 histórico da educação física escolar e sua relação com a cultura ao longo do tempo; [valor: 4,50 pontos]
2 formas de se relacionar as unidades temáticas da educação física (danças; brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; práticas de aventura; lutas) aos conhecimentos de matriz africana, a fim de promover a igualdade racial e construir uma educação antirracista. [valor: 5,00 pontos]
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Djamila Ribeiro. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019 (com adaptações).
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