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Q414510 | Artes e Música
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Joinville - Prefeitura Municipal de Joinville
Cargo: Professor

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No livro Ensino de arte (Thomson Learning, São Paulo, 2006), Luciana Arslan e Rosa Iavelberg teceram considerações sobre a avaliação do componente arte abordada pelos antigos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “De acordo com as novas orientações curriculares, o aluno faz arte na escola, reflete sobre arte e aprecia imagens das culturas — podendo ser avaliado nesses três eixos ou ações de aprendizagem significativa. O professor precisa criar indicadores com base nas tarefas e atividades desenvolvidas. Os conteúdos em jogo orientam a escolha desses indicadores”.

Na obra A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de arte (Editora Horizonte, 2018), Rosa Iavelberg analisou as mudanças promovidas pela BNCC para o componente curricular arte dessa forma: “A avaliação em arte sempre foi uma tarefa de difícil realização pelos professores. Nos PCNs, havia indicações de expectativas de aprendizagem que os norteavam. Na BNCC, as habilidades e as competências serão avaliadas, contudo, isso não garante a avaliação qualitativa dos processos de criação dos alunos nas seis dimensões do conhecimento propostas no documento, isso demandará dos professores o exame de outros.”

Considerando as mudanças promovidas pela BNCC do ensino fundamental para o componente arte, analisadas por Iavelberg em 2018, redija um texto dissertativo a respeito das seis dimensões do conhecimento para o componente arte na atual BNCC, que substituem os três eixos do fazer, contextualizar e apreciar dos antigos PCNs, mencionados por Arslan e Iavelberg em 2006.

Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir.
1 Liste as seis dimensões do conhecimento para o componente arte na BNCC. [valor: 2,00 pontos]
2 Defina três das dimensões do conhecimento para o componente arte na BNCC. [valor: 3,00 pontos]
3 Identifique dois indicadores de avaliação para os processos de criação no componente arte na BNCC. [valor: 2,50 pontos]
4 Argumente sobre a conveniência desses indicadores em relação às seis dimensões de conhecimento para o componente arte na BNCC. [valor: 2,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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