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Q412845 | Administração Geral e Pública
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025
Órgao: SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Cargo: Analista Técnico

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Um analista de educação corporativa propôs, no âmbito de um processo de educação empreendedora, um projeto sobre práticas educacionais, com vistas ao desenvolvimento das dimensões humanas para o alcance de resultados organizacionais. Para o ciclo de vida do referido projeto, foram especificadas quatro fases: iniciação, planejamento, realização ou execução, e encerramento, conforme a descrição a seguir.

    • Fase de iniciação: definição e seleção do projeto; realização do termo de abertura; identificação dos riscos envolvidos; e identificação e alocação dos recursos necessários.
    • Fase de planejamento: determinação do que deve ser feito, do escopo e entregas, das atividades e sua sequência, dos responsáveis e duração do projeto; início em 30 dias após a aprovação e execução pelo prazo de um ano, após o qual será encerrado, podendo o prazo ser prorrogado, conforme sua complexidade, e ser executado por tempo indeterminado.
    • Fase de realização ou execução: desenvolvimento das atividades para a garantia de todas as entregas e conclusão do objetivo do projeto; monitoramento e controle do progresso do projeto para a garantia de sua evolução e conclusão do objetivo conforme o planejamento; e documentação de todas as lições aprendidas.
    • Fase de encerramento: realização de pagamentos finais; avaliação e reconhecimento das pessoas; avaliação pós-projeto, com o desempenho do projeto e arquivamento de todos os documentos.

Após o encerramento do projeto, o analista propôs um feedback do cliente ou do patrocinador para a avaliação do alcance dos objetivos e do nível de satisfação em relação ao projeto.

Considerando a situação hipotética apresentada, elabore um texto dissertativo, analisando a proposta de projeto, de acordo com os fundamentos gerais de gestão de projetos. Em seu texto, avalie a adequação relativa aos seguintes aspectos:

1 especificação das fases do projeto, complementando-as, se for o caso; [valor: 2,00 pontos]

2 teor da fase de iniciação; [valor: 2,00 pontos]

3 teor da fase de planejamento; [valor: 2,00 pontos]

4 teor da fase de realização; [valor: 2,00 pontos]

5 teor da fase de encerramento. [valor: 2,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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