Texto 1
O Projeto de Lei 5662/2019 estabelece a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento em municípios com mais de 30 mil habitantes. As câmeras de vigilância (em ambientes internos e externos) e os drones, aliados à tecnologia de reconhecimento facial, são ferramentas fundamentais para a segurança urbana. Recife é um exemplo de sucesso, onde essa tecnologia permite o monitoramento constante em tempo real de áreas críticas, ajudando a prevenir crimes e identificar suspeitos.
(Disponível em: https:/Njus.com.br/110042/artigos. Adaptado)
Texto 2
Em “Vigiar e punir” (1975), Michel Foucault descreve um modelo estrutural de prisão cuja principal função seria incutir nos presos o sentimento de que estariam sendo continuamente vigiados. Segundo o filósofo francês, esse modelo deve ser “compreendido como uma figura política da tecnologia” e simboliza o controle social das sociedades modernas. O simples sentimento de estar sendo vigiado regularia o comportamento das pessoas, criando indivíduos conformistas, “dóceis e úteis”.
Com base no que se afirma em 1 e 2, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
Tecnologias de vigilância e segurança pública
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Muitas pessoas defendem a ideia de que seria melhor viver em outra época: assim, alguns preferiam viver na pré-história, outros na Antiguidade ou na Idade Média, outros nos tempos coloniais e outros nos tempos modernos, cada um defendendo suas ideias com argumentos que apontam vantagens de um determinado momento.
O tema desta redação está centralizado em uma pergunta: Quais são as vantagens ou desvantagens de você viver na atualidade?
Expresse sua opinião a respeito num texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, dando especial atenção aos argumentos utilizados na defesa de suas opiniões.
O Ministério Público pela Educação (MPEduc) é um projeto desenvolvido para ser executado em parceria entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público dos Estados. Como o nome descreve, seu principal objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros. Afinal, a educação faz toda a diferença para o pleno desenvolvimento da pessoa, para o exercício de sua cidadania e em sua qualificação para o trabalho.
O Projeto foi idealizado pelo Grupo de Trabalho Educação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e hoje é o projeto estratégico do MPF. Por onde passou, deixou consolidado seu propósito: tornar o tema prioritário na atuação de Procuradores d…
I
A liderança é um teto de vidro nas discussões sobre igualdade de género. Segundo o relatório Women in the Workplace (mulheres no ambiente de trabalho), para cada 100 homens promovidos a gerentes, 87 mulheres têm o mesmo crescimento profissional.
Mulheres ainda protagonizam trabalhos domésticos e são consideradas responsáveis pelos cuidados com a família. É inquestionavelmente um acúmulo de funções que reflete na menor disponibilidade de tempo para o trabalho profissional. Para aquelas que priorizam a família, questiona-se o tamanho da ambição profissional (aquém) e, para aquelas que priorizam o trabalho, também (além).
Ainda segundo a pesquisa, 43% das mulheres líderes já sofreram um bum-o…



