A pandemia do novo coronavírus tem acarretado diversas transformações na sociedade que vão além da crise sanitária global. A imposição do isolamento social gerou a necessidade de adotar o trabalho remoto para uma parte da população, resultando no impulso ao crescimento dos serviços oferecidos por meio de aplicativos. Esse fenômeno, por sua vez, contribuiu para a precarização do trabalho e a emergência do processo de “uberização”.
Considerando o texto motivador acima, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca da “Precarização das novas relações de trabalho: uberização”.
1. Como a “uberização” do trabalho impacta diretamente a flexibilização, informalidade, terceirização e precarização das condições de trabalho?
2. Como os trabalhadores do ciberproletariado se adaptam às demandas específicas das plataformas digitais e da inteligência artificial, redefinindo a concepção clássica de emprego?
3. Qual o papel das estruturas sociais e políticas existentes diante desse fenômeno da “uberização”?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O uso de tecnologias digitais tem provocado mudanças profundas nos mecanismos de fiscalização e de acompanhamento das políticas públicas. No contexto brasileiro, tanto os órgãos de controle institucional — como tribunais de contas, controladorias, Ministério Público e polícias — quanto a sociedade civil enfrentam desafios crescentes para monitorar a aplicação dos recursos públicos, garantir transparência e promover eficiência administrativa. Nesse cenário, a disseminação da inteligência artificial (IA) tem ampliado as possibilidades de análise de dados, identificação de irregularidades e participação cidadã.
Diante desse quadro, discute-se de que maneira essas tecnologias podem favorecer a b…
As pessoas tendem a confundir inteligência com consciência, de modo que muitas delas concluem que entidades não conscientes não podem ser inteligentes. Mas inteligência e consciência são coisas bem diferentes. Inteligência é a capacidade de alcançar objetivos, executar tarefas de forma eficaz. Consciência é a capacidade de ter sentimentos subjetivos.
Os algoritmos de inteligência artificial (IA) são capazes de aprender sozinhos coisas que nenhum engenheiro humano programou e de decidir coisas que nenhum executivo humano previu. Essa é a essência da revolução da IA. O mundo vem sendo inundado por incontáveis agentes capazes de tomar decisões e automatizar tarefas complexas sem necessidade de …
“A crase não existe para humilhar ninguém”, costumava declarar nas entrevistas o poeta Ferreira Gullar.
Essa sua frase provocadora abarca mais do que o simples emprego do sinal de crase: sugere que as normas básicas da linguagem escrita existem para aprimorar a comunicação e a expressão das nossas ideias e dos nossos sentimentos, e não para envergonhar a quem, por alguma razão, não tenha tido acesso ao conhecimento delas.
Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você discutirá esse posicionamento de Ferreira Gullar.



