José é o prefeito do Município Alfa e o ordenador de despesas da Secretaria de Saúde desse Município. Em um processo de tomada de contas, o Tribunal de Contas competente evidenciou significativos danos ao erário e graves infrações às normas orçamentárias e financeiras praticadas por José na gestão da referida Secretaria. Esses atos resultaram na imputação de débito e na aplicação de multa proporcional ao dano, o que se deu em decisão definitiva da Corte de Contas.
João é ordenador de despesas de uma fundação municipal. Em seu processo de prestação de contas anuais, o respectivo Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades que não resultaram em danos ao erário, mas que representaram significativa inobservância da legislação contábil e financeira aplicáveis, tendo aplicado a penalidade de multa a João, além de determinar-lhe o cumprimento de medidas administrativas.
Considerando os fatos narrados e a jurisprudência dos Tribunais Superiores, responda, justificadamente, aos itens a seguir.
A) Indique o órgão competente para o julgamento dos processos de tomada de contas de José e de prestação de contas de João. Avalie se o Tribunal de Contas pode aplicar sanções a José.
B) Caso o débito imputado a João não seja recolhido, indique o ente competente para promover o processo de execução.
C) Caso as multas aplicadas a João e a José não sejam recolhidas, avalie se o Tribunal de Contas pode executá-las. Senão, indique os entes ou órgãos competentes para realizar a execução das referidas multas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual, aprovado pela Resolução CGE nº 13/2023, é um guia normativo que estabelece as diretrizes e os procedimentos técnicos para a auditoria interna no âmbito do Poder Executivo Estadual. Ele detalha como a atividade de auditoria deve ser realizada, visando uniformizar o entendimento e as práticas, garantindo a conformidade e aprimorando a gestão pública.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo que aborde os seguintes aspectos da atividade de auditoria interna:
a) Conceito e especificidades da auditoria interna governamental;
b) Princip…
Após o recebimento de uma representação da Câmara de Vereadores do Município Alfa, localizado no Estado de Mato Grosso, uma equipe de auditores internos da Controladoria-Geral desse município foi designada para avaliar a execução do convênio nº 001 firmado entre uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e a Secretaria Municipal de Assistência Social do referido município. O convênio foi firmado após regular processo de chamamento público, tendo por fundamento as disposições da Lei Municipal nº 010. O objeto do convênio era a prestação de serviços de saúde e assistência social para tratamento de adultos dependentes de drogas lícitas e/ou ilícitas. Essas pessoas deveriam ter origem em famílias …
O Prefeito de um município jurisdicionado ao TCE-RR deixou de apresentar as suas contas anuais de governo na forma e no prazo definidos em legislação específica e na Constituição do Estado.
Considerando esses fatos, responda ao que se pede a seguir.
A) O TCE-RR poderá realizar a imediata tomada de contas do Prefeito? Justifique sua resposta.
B) Identificada a omissão no dever de prestar contas, quais medidas devem ser adotadas no TCE-RR e perante o Poder Legislativo?
C) Caso as contas sejam apresentadas ou constituídas por iniciativa do Poder Legislativo, em que prazo devem ser encaminhadas ao TCE RR? Em qual natureza processual elas devem ser autuadas no TCE-RR? A partir de que momento o pr…



