Segundo o Manual de Pavimentação (Publicação 719 do DNIT), pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assentes sobre um semiespaço designado de subleito (considerado teoricamente como infinito). Já pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas. Um exemplo típico de pavimento flexível é constituído por uma base de brita (brita graduada, macadame) ou por uma base de solo pedregulhoso, revestida por uma camada asfáltica. Os revestimentos são separados em betuminosos, constituídos por associação de agregados e materiais betuminosos, e por calçamento, como a alvenaria poliédrica e os paralelepípedos.
Indique dois tipos de revestimentos betuminosos por penetração (um por penetração direta e um por penetração invertida) e dois tipos de revestimentos betuminosos por mistura fora da pista.
Em um serviço de campo um revestimento betuminoso por penetração invertida foi executado trazendo material de quatro jazidas (pedreiras) com os quantitativos e distâncias de transporte dados pela tabela:

Calcule os momentos de transportes e a distância média de transporte, em km, para execução do revestimento betuminoso.
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https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/brasil-tem-18-6-milhoes-de-pessoas-com-deficiencia-indica-pesquisa-divulgada-pelo-ibge-e-md…
“O Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano. Isso resulta em 80 milhões de toneladas de resíduos a cada ano. Nesse cenário, o mais agravante é que apenas 4% desse volume é reaproveitado ou reciclado.”
https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/composta-mais/brasil-produz-80-milhoes-toneladas-de-residuos-solidos-todos-os-anos/
O descarte de todo esse volume gerado é desafiador. Por esse motivo, fora instituído o Plano Nacional de Recursos Sólidos, a fim de ameni…
A análise do valor agregado ou EVA (earned value analysis) é uma técnica adotada para a avaliação de desempenho de empreendimentos, que permite ao planejador ter uma clara noção da situação atual do projeto e fazer análises de variância e tendências a partir de resultados precisos obtidos a partir da integração de dados reais de tempo e custo.
O ponto de partida para a implementação do EVA é o cronograma físico-financeiro. Este se baseia em uma EAP e gera como subproduto a curva S de custos.
Considerando o texto acima como exclusivamente motivador, observe os dados da execução de uma obra pública federal executada até o terceiro mês:
| Serviços | Cronograma de Projeto | |||||
| M1 | M2 | M3 | M4 | M5 | M6 | |



