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Q410831 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: UNEBVer cursos
Ano: 2025
Órgao: CBM BA - Corpo de Bombeiros Militar da Bahia
Cargo: Oficial - CBM BA

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A partir da leitura dos textos motivadores, elabore um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema “Os impactos das fake news em situações emergenciais relacionadas à segurança pública brasileira”. Selecione, organize e relacione argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Observe, cuidadosamente, aspectos relacionados à coesão e à coerência na construção do texto.

Texto I

A propagação de fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul tem sido outro grave problema para a atuação das forças de segurança no local.

Informações falsas como retenção de doações e proibição de entrada de medicamentos tem se disseminado rapidamente, principalmente pelas redes sociais, o que pode gerar falta de confiança no trabalho das equipes de apoio e até mesmo hesitação por parte de quem quer doar.

No município de Canoas, um dos mais atingidos pelas chuvas, a Procuradoria-Geral entrou com uma ação judicial contra um vereador após ele divulgar um vídeo pelo qual acusou a administração municipal de estar confiscando doações destinadas aos desabrigados.

Diante do cenário, o Ministério da Justiça e Segurança Pública pediu investigações envolvendo políticos e influenciadores digitais.

Em outra linha de frente, a Advocacia-Geral da União se reuniu com executivos das principais plataformas de redes sociais que atuam no Brasil e pediu apoio para conter essa propagação.

Thaiane Moreira, professora da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do tema, explica que esse fenômeno está relacionado com a rápida proliferação de dados nas redes sociais e a perda da noção de ‘autoridade’ no campo da informação.

(…)

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-05/forcas-de-seguranca-atuam-contra-divulgacao-de-fake-news-no-rs -adaptado

Texto II

Fazer ligações indevidas para as polícias Militar e Civil, os bombeiros e o Samu poderá render multa de até R$ 4 mil.

É o que estabelece o Decreto nº 44.427/2023, que pune autores de trote. A medida regulamenta a Lei nº 6.418/2019, que define a aplicação de multa administrativa pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergência e combate a incêndios ou ocorrências policiais.

A multa será aplicada a proprietários de linhas telefônicas de onde sejam feitos trotes aos serviços telefônicos de atendimento à emergência e combate a incêndios ou ocorrências policiais, e também a autores desse tipo de acionamento por telefones públicos, quando for possível a identificação.

Quando uma chamada efetuada for configurada trote, a multa será de um salário-mínimo, atualmente no valor de R$ 1.302. Caso haja o acionamento dos serviços de emergência de combate a incêndios ou policiais, a multa será de três salários-mínimos, o que corresponde a R$ 3.906.

Segundo o decreto, será considerado trote qualquer acionamento indevido feito de má-fé ou que não objetive ou justifique um atendimento de emergência. Há ressalvas apenas para casos de erro justificável.

Investigação

Em caso de trote, as informações serão repassadas à Polícia Civil para registro de ocorrência policial, que deve conter o número de telefone afetado, o órgão que recebeu a chamada, o número que fez o trote, a data, horário e o tempo da ligação, a transcrição ou resumo do diálogo, assim como as eventuais diligências realizadas em virtude do acionamento indevido.

(…)

Caberá à Polícia Civil pedir às empresas prestadoras de serviços telefônicos as informações cadastrais dos proprietários das linhas que fizerem trotes. As empresas terão o prazo de 15 dias para fornecer as informações solicitadas, sob pena de desobediência. Já para o caso das ligações de telefones públicos será feito um relatório para levantamento da localização e identificação pelo órgão competente.

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/04/12/trote-para-policia-bombeiros-ou-samu-podera-custar-ate-r-4-mil-de-multa/ – adaptado

Texto III

Fonte: https://www.bombeiros.ms.gov.br/corpo-de-bombeiros-militar-inicia-campanha-contra-noticias-falsas-nas-redes-sociais/


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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