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Q409555 | Contabilidade Geral
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2022
Órgao: SEFAZ ES - Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo
Cargo: Consultor do Executivo - SEFAZ ES

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Uma sociedade empresária apresentava em 31/12/X0 o seguinte balanço patrimonial (em milhões de Reais):

Os móveis tinham vida útil de 4 anos e valor residual de zero.

No ano de X1, aconteceram os seguintes fatos (em milhões de Reais):

  • Pagamento da dívida com funcionários.
  • Contração de empréstimo bancário no valor de R$50.000 para pagamento em março de X3.
  • Venda de todo o estoque por R$60.000 para recebimento em janeiro de X2. A empresa estimava perdas com crédito de liquidação duvidosa de 2%.
  • Reconhecimento e pagamento de despesas gerais no valor de R$12.000.
  • Reconhecimento da despesa de depreciação dos móveis.
  • Realização do teste de recuperabilidade dos ativos imobilizados. O terreno tinha valor justo líquido de despesa de venda de R$35.000 e valor em uso de R$30.000. Já os móveis tinham valor justo líquido de despesa de venda de R$18.000 e valor em uso de R$15.000.
  • Em 31/12, após o reconhecimento da despesa de depreciação e da realização do teste de recuperabilidade, o terreno foi vendido por R$35.000 à vista e os móveis foram vendidos por R$18.000 para recebimento em fevereiro de X2.

Elabore a Demonstração dos Fluxos de Caixa pelo método indireto, em 31/12/X1, e indique

a) o fluxo de caixa gerado ou consumido pela atividade operacional, através da conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais e a sua composição; [valor: 19,00 pontos]

b) o fluxo de caixa gerado ou consumido pela atividade de investimentos e a sua composição; [valor: 6,50 pontos]

c) o fluxo de caixa gerado ou consumido pela atividade de financiamento e a sua composição; [valor: 6,50 pontos]

d) a variação da conta caixa no período. [valor: 6,00 pontos]

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: FGV

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaContabilidade Geral
BancaCebraspe (Cespe)

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07 – Mercadorias R$ 1.100,00
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10 – Móveis e utensílios R$ 1.500,00
11 – Imóveis R$ 4.810,00
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16 – Custo dos serviços vendidos

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