É comum também associar-se a reforma da gestão pública às “reformas de segunda geração” que seriam impulsionadas pelo Banco Mundial nos países em desenvolvimento, incluindo a América Latina. Esta é apenas uma informação equivocada. O Banco Mundial, de fato, esteve fortemente comprometido com as reformas orientadas para o mercado desde que o Baker Plan 1985 (Plano Baker) definiu estas reformas como pré-condição para a solução da crise do débito. Foi também responsável, no início dos anos 90, por fazer a distinção entre as “reformas de primeira geração” (ajuste fiscal, privatização, liberalização do comércio), e a “segunda geração” que incluiria a reforma do Estado. No entanto, as reformas de segunda geração do Banco Mundial não incluíram a reforma gerencial. Reforma do Estado significou para o Banco Mundial — e ainda significa —, em primeiro lugar downsizing (ou redução do aparelho); e em segundo, realizar a reforma do serviço público.
Revista do Serviço Público, Luís Carlos Bresser-Pereira, Ano 53 Número 1 Jan-Mar 2002, disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/1919/1/2002%20Vol.53%2cn.1%20Bresser.pdf
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre a Nova Gestão Pública (NGP). Em seu texto, atenda, de modo fundamentado, às determinações e aos questionamentos seguintes:
- Cite e explique três princípios norteadores da NGP [valor: 6,00 pontos];
- Cite e explique sobre as três dimensões que a institucionalização e as reformas institucionais devem observar [valor: 6,00 pontos];
- Fundamente o que é arranjo institucional e sua importância na NGP [valor: 7,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Gestão instala comitê para ampliar acesso à informação e transparência
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) inaugurou o Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC) ao realizar sua primeira reunião nesta quarta-feira (1/11). No encontro, o colegiado deu início à discussão do documento que fundamenta a Política de Gestão de Riscos do MGI. Na ocasião, também foram avaliadas ações referentes aos Planos de Gestão de Risco, o Programa Pró-Integridade e ao Plano de Dados Abertos do Ministério.
De acordo com o presidente do CITARC e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MGI, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, a instalaç…
TCU inicia avaliação sobre transparência dos portais públicos em nível federal
Levantamento dos dados leva em conta a clareza e a facilidade das informações digitais disponibilizadas pelo poder público à sociedade
Por Secom
30/04/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, na sessão plenária de 9 de abril, por meio do Acórdão 788/2025, o início em âmbito federal do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Trata-se de levantamento anual da transparência das informações disponíveis nos portais públicos das três esferas de governo em todos os poderes da República, realizado em conjunto pelos 33 tribunais de contas que integram o sistema de controle externo nacion…
Formar equipes de alta performance é um dos maiores desafios da liderança no contexto de um mundo globalizado, com grandes incertezas, complexidade e transformações.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Desafios e soluções da gestão de pessoas no setor público
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) liderança e motivação. [valor: 2,50 pontos]
b) gestão do desempenho. [valor: 2,25 pontos]



