No Brasil, a sobrepesca marinha ocorre em decorrência de falta de monitoramento, entraves na regulamentação e disseminação da pesca ilegal.
O Brasil enfrenta atualmente o problema das pescas consideradas ilegal, não reportada e não regulamentada. A pesca ilegal é aquela realizada, por exemplo, em período de defeso (quando há reprodução da espécie e a pesca é proibida) ou capturando espécies ameaçadas.
Um dos mecanismos que podem minimizar a pesca ilegal é o cadastramento de pescadores profissionais, ação que não era executada no Brasil desde 2013, mas foi retomada em 2021.
A pesca não reportada ocorre quando o pescador captura toneladas de peixe e não reporta sobre a atividade. Sem essa documentação, o Estado não tem como fazer a rastreabilidade desse peixe e o consumidor não tem informação sobre o produto que pode estar na prateleira do supermercado. Esse é, inclusive, um dos grandes riscos para a sobrepesca, já que, como o pescado sequer entra no sistema, o Estado não tem como verificar se há pesca desenfreada e além da capacidade de reposição da espécie.
(Adaptado de: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/12/09/Quais-as-causas-e-os-riscos-da-sobrepesca-no-Brasil)
Tendo como base o texto motivador, elabore um texto dissertativo sobre a temática da proteção dos recursos pesqueiros. Em seu texto, discorra, necessariamente, sobre os tópicos a seguir:
1. Conceito de Recursos Pesqueiros e as consequências da degradação dos ecossistemas aquáticos; [valor: 6,00 pontos]
2. Métodos de pesca industrial e evolução do ordenamento pesqueiro no Brasil, fazendo menção ao PREPS; [valor: 4,00 pontos]
3. Concepção da pesca ilegal, os prejuízos advindos da sobrepesca e de outras pescas não legalizadas, assim como medidas para prevenção ou controle desta problemática. [valor: 9,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Acerca da responsabilidade por dano ambiental, responda aos seguintes questionamentos, fundamentando sua resposta na legislação em vigor e na jurisprudência dominante, se houver.
1 No âmbito da responsabilidade civil por dano ambiental, qual é o prazo de prescrição para a pretensão reparatória?
2 Na reparação civil de danos ambientais, admite-se função punitiva à indenização por danos morais (punitive damages)?
3 Pessoa jurídica de direito privado pode ser condenada em honorários sucumbenciais em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público?
Texto I
Recentemente, o IBAMA implementou uma nova ferramenta tecnológica voltada ao monitoramento de áreas degradadas em todo o Brasil, conforme se extrai da notícia a seguir:
“O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) deu um passo importante em direção à inovação e sustentabilidade com o lançamento de uma plataforma baseada em Big Data. Essa ferramenta foi projetada para monitorar áreas degradadas em todo o território nacional, atuando como um mecanismo essencial para combater o desmatamento e fortalecer a fiscalização ambiental.
A plataforma não apenas utiliza dados em tempo real para identificar e acompanhar as áreas em risco, mas também promove m…
Estamos vivendo o maior desafio da história da humanidade. Não há nada parecido nos dez ou onze mil últimos anos. Essa época geológica teve uma grande estabilidade climática, que foi uma condição importante para o desenvolvimento da agricultura. Nunca tivemos uma ameaça climática no nível da que temos agora. Precisamos evitar um colapso climático que pode afetar a vida de bilhões de pessoas e da biodiversidade do Planeta Terra. Temos que seguir as rigorosas metas do acordo de Paris: reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030 e zerá-las antes de 2050. Até 2022, as emissões continuaram aumentando. Este ano será o ano com maiores emissões de gases de efeito estufa. (…) …



