A Lei Federal nº 11.105/2005 (Lei de Biossegurança) estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização para o uso de organismos geneticamente modificados (OGMs).
Da mesma forma, o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança visa a assegurar um nível de proteção adequado em relação a transferência, manipulação e uso dos organismos vivos modificados geneticamente, os chamados OVMs. Essas modificações são feitas por meio de modernas técnicas de biotecnologia. Especialistas preocupam-se com os efeitos adversos desses procedimentos para a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica, especialmente em relação à saúde humana.
Referido documento internacional faz parte da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Foi aprovado em janeiro de 2000 e entrou em vigor em setembro do ano seguinte. O Brasil confirmou sua adesão em novembro de 2003. O Protocolo começou a vigorar no país em fevereiro de 2004. Atualmente, fazem parte mais de 130 países.
No entanto, a preocupação do legislador brasileiro, a respeito da biodiversidade, vai além dos organismos vivos geneticamente modificados. Existe outra lei que data de 2015 (Lei nº 13.123/2015), a qual dispõe de regras sobre o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado.
Fonte: Agência Senado
Considerando que o texto acima tem caráter uni, elabore um texto dissertativo acerca do da proteção aos organismos geneticamente modificados e sobre a proteção ao patrimônio genético dos indígenas e das comunidades tradicionais. Em seu texto, aborde, necessariamente, o que se pede a seguir:
- Explique quais são os principais órgãos responsáveis pela fiscalização e regulação dos OGMs no Brasil, e quais são suas competências, nos termos da Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005). [valor: 14,00 pontos]
- Para preservar a biodiversidade, o Protocolo de Cartagena pauta-se no princípio da prevenção ou da precaução? Descreva como o referido princípio está incorporado nesse Protocolo e quais são suas implicações para a regulação dos OGMs no Brasil. [valor: 12,00 pontos]
- Esclareça se existe uma regulamentação (decreto) recente à Lei nº 13.123/2015 e qual o tema central deste ato normativo. [valor: 12,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Após ser retomado, o Fundo Amazônia captou no ano passado os maiores valores em doações desde 2009. Foram R$ 726 milhões com origem em países parceiros, sendo o principal doador o Reino Unido. O valor só fica atrás do R$ 1,9 bilhão recebido há mais de uma década.
O fundo é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, gerido pelo BNDES e apoia projetos de monitoramento e combate ao desmatamento, além de promoção do desenvolvimento sustentável na região amazônica. O fundo também apoia projetos alinhados ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).
“O impacto esperado deste conjunto de ações envolve a gestão territorial e ambiental…
Estamos vivendo o maior desafio da história da humanidade. Não há nada parecido nos dez ou onze mil últimos anos. Essa época geológica teve uma grande estabilidade climática, que foi uma condição importante para o desenvolvimento da agricultura. Nunca tivemos uma ameaça climática no nível da que temos agora. Precisamos evitar um colapso climático que pode afetar a vida de bilhões de pessoas e da biodiversidade do Planeta Terra. Temos que seguir as rigorosas metas do acordo de Paris: reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030 e zerá-las antes de 2050. Até 2022, as emissões continuaram aumentando. Este ano será o ano com maiores emissões de gases de efeito estufa. (…) …
As mudanças climáticas têm provocado desastres naturais de grandes proporções em todo o mundo, associados a inundações graduais ou bruscas, vendavais, granizos, escorregamentos, secas e estiagens, que, em condições normais, são considerados fenômenos naturais por fazerem parte do ciclo natural da água e desempenhar um importante papel na vida da fauna, da flora e do homem. Em decorrência da ação do homem sobre o ambiente, esses fenômenos passam a constituir uma ameaça já que podem causar danos e prejuízos ao bem-estar da sociedade. A ocorrência de danos em determinada localidade depende das vulnerabilidades associadas às condições do ambiente, sendo possível preparar a sociedade para minimiz…



