A Lei Federal nº 11.105/2005 (Lei de Biossegurança) estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização para o uso de organismos geneticamente modificados (OGMs).
Da mesma forma, o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança visa a assegurar um nível de proteção adequado em relação a transferência, manipulação e uso dos organismos vivos modificados geneticamente, os chamados OVMs. Essas modificações são feitas por meio de modernas técnicas de biotecnologia. Especialistas preocupam-se com os efeitos adversos desses procedimentos para a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica, especialmente em relação à saúde humana.
Referido documento internacional faz parte da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Foi aprovado em janeiro de 2000 e entrou em vigor em setembro do ano seguinte. O Brasil confirmou sua adesão em novembro de 2003. O Protocolo começou a vigorar no país em fevereiro de 2004. Atualmente, fazem parte mais de 130 países.
No entanto, a preocupação do legislador brasileiro, a respeito da biodiversidade, vai além dos organismos vivos geneticamente modificados. Existe outra lei que data de 2015 (Lei nº 13.123/2015), a qual dispõe de regras sobre o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado.
Fonte: Agência Senado
Considerando que o texto acima tem caráter uni, elabore um texto dissertativo acerca do da proteção aos organismos geneticamente modificados e sobre a proteção ao patrimônio genético dos indígenas e das comunidades tradicionais. Em seu texto, aborde, necessariamente, o que se pede a seguir:
- Explique quais são os principais órgãos responsáveis pela fiscalização e regulação dos OGMs no Brasil, e quais são suas competências, nos termos da Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005). [valor: 14,00 pontos]
- Para preservar a biodiversidade, o Protocolo de Cartagena pauta-se no princípio da prevenção ou da precaução? Descreva como o referido princípio está incorporado nesse Protocolo e quais são suas implicações para a regulação dos OGMs no Brasil. [valor: 12,00 pontos]
- Esclareça se existe uma regulamentação (decreto) recente à Lei nº 13.123/2015 e qual o tema central deste ato normativo. [valor: 12,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As mudanças climáticas têm provocado desastres naturais de grandes proporções em todo o mundo, associados a inundações graduais ou bruscas, vendavais, granizos, escorregamentos, secas e estiagens, que, em condições normais, são considerados fenômenos naturais por fazerem parte do ciclo natural da água e desempenhar um importante papel na vida da fauna, da flora e do homem. Em decorrência da ação do homem sobre o ambiente, esses fenômenos passam a constituir uma ameaça já que podem causar danos e prejuízos ao bem-estar da sociedade. A ocorrência de danos em determinada localidade depende das vulnerabilidades associadas às condições do ambiente, sendo possível preparar a sociedade para minimiz…
Texto 1
Na década de 1950, os habitantes de Minamata, cuja dieta era baseada em peixes e frutos do mar pescados na região, começaram a apresentar os sintomas da exposição ao mercúrio. As pessoas acometidas pela doença apresentavam convulsões severas, surtos de psicose e febre muito alta. Crianças nasceram com danos neurológicos irreversíveis, pessoas apresentaram perda de visão, além de sequelas na coordenação motora e nos músculos.
Fonte: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/convencao-de-minamata-sobre-mercurio/
Texto 2
Os pescados coletados em três de quatro pontos na Bacia do Rio Branco apresentaram concentrações de mercúrio maiores ou iguais ao limite est…
No desenvolvimento de atividade licenciada pelo Estado, o licenciado causou dano ao meio ambiente, o que levou o Ministério Público a ajuizar ação, pedindo que, cautelarmente, fosse decretada a interdição temporária da atividade.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo, esclarecendo, de forma fundamentada e com base em entendimento do STJ, se, em se tratando de atividade licenciada pelo Estado e considerado o poder de polícia da administração, é lícito ao Poder Judiciário aplicar a sanção pleiteada de forma cautelar, uma vez que, mesmo não havendo processo administrativo em curso, não se trata de reparação ambiental e a medida não está contemplada na lei …



