A Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e a Resolução CONAMA nº 507/2024 estabelecem normas essenciais para a proteção do meio ambiente, especialmente no que tange à exploração florestal sustentável.
Com base nesses atos normativos, elabore um texto dissertativo acerca do licenciamento ambiental. Em seu texto, aborde, necessariamente, o que se pede a seguir:
1. De que trata a Resolução CONAMA nº 507/2024? Qual é a finalidade do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) no bioma Caatinga? Ele equivale ao licenciamento ambiental? Se sim, há alguma exceção quanto a tal licenciamento na própria resolução acima citada? [valor: 14,00 pontos]
2. Cite pelo menos um exemplo previsto na Lei nº 9.605/1998 de crime ambiental relacionado à exploração florestal irregular. [valor: 12,00 pontos]
3. Discorra se é possível ou não responsabilizar criminalmente as pessoas jurídicas que praticam crimes ambientais e exemplifique as penalidades aplicáveis a crimes ambientais, nos termos da legislação ambiental. [valor: 12,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os animais selvagens apresentam uma ampla diversidade de estratégias reprodutivas e comportamentos de cuidado parental, influenciados por fatores ecológicos, fisiológicos e evolutivos. Nos diferentes biomas brasileiros, as espécies desenvolvem mecanismos específicos para maximizar o sucesso reprodutivo e a sobrevivência do perfil, variando desde o cuidado exclusivo da fêmea ou do macho até sistemas cooperativos complexos. Esses comportamentos são moldados pela disponibilidade de recursos, influência ambiental e interações intra e interespecíficas.
Entretanto, as atividades humanas, como o desmatamento, a caça e as mudanças climáticas, ameaçam esses processos, interferindo na reprodução e no …
Discorra, com base no posicionamento dos tribunais superiores, sobre a aplicação do instituto da prescrição em relação à pretensão de reparação de danos praticados ao macrobem [valor: 6,00 pontos] e ao microbem [valor: 6,00 pontos] ambientais, mencionando o termo inicial da prescrição, quando aplicável [valor: 3,20 pontos].
O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil pública (ACP) em face do município de Aracaju, da União e de particulares, com o propósito de regularizar/demolir bares e restaurantes situados na orla da cidade. Em linhas gerais, requer o MPF que a União e(ou) o município de Aracaju se abstenham de conceder alvarás, autorizações, licenças e(ou) congêneres para a instalação, a construção, a reconstrução e o funcionamento de qualquer edificação/atividade existente ou que se pretenda instalar na região citada. Por fim, requer a demolição e a retirada de todas as edificações em que funcionem os bares e restaurantes objeto dessa ação, bem como a recuperação da área supostamente degradada.
O m…



