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Q402406 | Direito Ambiental
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

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Nos últimos anos, um vale denominado Paraíso Verde, região de grande biodiversidade e lar de inúmeras nascentes que abastecem cidades próximas, foi gradativamente ocupado por assentamentos urbanos irregulares e atividades agropecuárias intensivas. Essas ocupações ocorreram, em grande parte, dentro de Áreas de Preservação Permanente (APPs), especialmente às margens dos rios e encostas.
O problema decorreu de regularização fundiária concedida sem um estudo ambiental adequado. Além disso, a falta de fiscalização permitiu o desmatamento, o assoreamento dos rios e a contaminação das águas por resíduos químicos e esgoto clandestino. Como resultado, os serviços ecossistêmicos fundamentais da região – como a regulação hídrica, a biodiversidade e o controle da erosão – foram comprometidos, levando a enchentes severas no período chuvoso e à escassez hídrica na estação seca.
Tendo como base a situação problema apresentada, elabore um texto dissertativo sobre a relação entre os serviços ecossistêmicos e a sustentabilidade. Em seu texto, discorra sobre os seguintes tópicos:
1. Esclarecer o conceito de serviços ecossistêmicos e classificá-los. [valor: 12,00 pontos]
2. Tendo como base o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), no caso em análise, é permitida a regularização da ocupação informal de áreas de preservação permanente? Se sim, esclareça quais medidas poderiam ser adotadas para mitigar os danos possivelmente advindos da ocupação. Se não o for, quais medidas poderiam ser adotadas pelo Poder Público para garantir o equilíbrio entre o direito à moradia e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado? [valor: 14,00 pontos]
3. Cite pelo menos dois exemplos de serviços ecossistêmicos que foram comprometidos com a ação antrópica. [valor: 12,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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