Raquel de Almeida Morais, em seu texto Educação, trabalho e novas tecnologias na educação a distância: uma reflexão, afirma que as novas tecnologias têm demandado novas competências dos trabalhadores. E a educação tem sido desafiada a se posicionar em sua prática e em seus estudos. O modelo da competência, oposto ao da qualificação, implica um compromisso pós-taylorista, mediante o qual os trabalhadores são levados, no novo modo de organização do trabalho, a participar da gestão de produção em equipe e a um envolvimento maior nas estratégias de competitividade da empresa, sem ter necessariamente uma compensação em termos salariais. Já a qualificação estaria diretamente relacionada ao momento fordista, segundo o qual, cada tarefa requer uma especialização. Ligados à lógica pós-moderna e pós-fordista, esses novos processos, em geral, enfatizam o aprender ao longo da vida, a educação para o pensar e o trabalho em redes, ao contrário da lógica taylorista/fordista de produção em massa da linha de montagem, em que se tinha uma clara e nítida divisão do trabalho: os pensadores e os executores, correspondentes, respectivamente, a trabalhadores intelectuais e trabalhadores manuais.
Internet: <www.xiijornadahistedbr.com.br> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito da educação a distância e da educação corporativa. Em seu texto, ao desenvolver o tema, caracterize a educação corporativa [valor: 20,00 pontos] e relacione-a à educação a distância [valor: 18,00 pontos].
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