Em agosto de 2023, o Tribunal Regional Federal “A” determinou que os servidores de uma autarquia federal (Alfa), situada no Estado de Pernambuco, retornassem as suas atividades, sob pena de cominação de multa à entidade representante das carreiras em caso de descumprimento da decisão liminar proferida em ação judicial da Procuradoria da União naquela unidade da federação.
A suspensão do movimento paredista decorreu de atividades essenciais prestadas pelos servidores, tais quais licenciamento ambiental e fiscalização dos serviços ambientais.
Tendo retornado às atividades, os servidores lotados no Município de Ipojuca identificaram que havia sido implementado na região um programa de pagamento por serviços ambientais (PSA) e que diversos agricultores já haviam aderido ao programa que prevê o pagamento em decorrência da observância dos critérios legais para a ocupação de áreas de preservação permanente, tal qual a manutenção das paisagens naturais.
De outro lado, a indústria Ômega despejou resíduos de mercúrio nas águas do mar de Ipojuca, causando o perecimento de algumas espécies da fauna aquática, mas não estava vinculada ao programa. Por esta razão, foi multada pela autarquia federal Alfa, mas alegou em defesa administrativa que não deveria pagar nenhuma multa por não fazer parte da política pública em referência.
Ademais, ficou estabelecido no instrumento que deu origem à política pública acima mencionada que os proprietários que não observassem os critérios legais em referência só poderiam ser multados na vigência do programa, isto é, durante os meses em que estivessem vinculados ao incentivo financeiro em perspectiva.
Diante da situação hipotética apresentada, elabore um texto dissertativo sobre a relação entre os pagamentos por serviços ambientais e as medidas coercitivas que correspondem aos instrumentos de comando e controle. Em seu texto, discorra sobre os seguintes tópicos:
- Esclarecer o conceito de serviços ambientais e em que consiste o pagamento por serviços ambientais. [valor: 12,00 pontos]
- Aborde a legalidade/legitimidade da restrição estabelecida no instrumento de pagamento por serviços ambientais de Ipojuca/PE e qual a relação de tais serviços com as medidas de comando e controle existentes para a conservação do meio ambiente. [valor: 12,00 pontos]
- Discorra sobre as medidas administrativas e criminais cabíveis em caso de poluição das águas com produtos químicos, tal qual o mercúrio, feita pela empresa Alfa. Cite pelo menos um exemplo de cada. [valor: 14,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Na década de 1950, os habitantes de Minamata, cuja dieta era baseada em peixes e frutos do mar pescados na região, começaram a apresentar os sintomas da exposição ao mercúrio. As pessoas acometidas pela doença apresentavam convulsões severas, surtos de psicose e febre muito alta. Crianças nasceram com danos neurológicos irreversíveis, pessoas apresentaram perda de visão, além de sequelas na coordenação motora e nos músculos.
Fonte: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/convencao-de-minamata-sobre-mercurio/
Texto 2
Os pescados coletados em três de quatro pontos na Bacia do Rio Branco apresentaram concentrações de mercúrio maiores ou iguais ao limite est…
Redija um texto dissertativo a respeito de sandbox regulatório e de como este pode ser aplicado à regulação de atividades extrativistas de mineração. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 definição de sandbox regulatório; [valor: 7,00 pontos]
2 exemplo de aplicação do sandbox regulatório no âmbito de atividades extrativistas de mineração e duas vantagens associadas; [valor: 12,00 pontos]
3 dois desafios da aplicação do sandbox regulatório à regulação de atividades extrativistas de mineração. [valor: 9,50 pontos]
Acerca da responsabilidade por dano ambiental, responda aos seguintes questionamentos, fundamentando sua resposta na legislação em vigor e na jurisprudência dominante, se houver.
1 No âmbito da responsabilidade civil por dano ambiental, qual é o prazo de prescrição para a pretensão reparatória?
2 Na reparação civil de danos ambientais, admite-se função punitiva à indenização por danos morais (punitive damages)?
3 Pessoa jurídica de direito privado pode ser condenada em honorários sucumbenciais em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público?



