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Q398302 | Direito Ambiental
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025

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Em agosto de 2023, o Tribunal Regional Federal “A” determinou que os servidores de uma autarquia federal (Alfa), situada no Estado de Pernambuco, retornassem as suas atividades, sob pena de cominação de multa à entidade representante das carreiras em caso de descumprimento da decisão liminar proferida em ação judicial da Procuradoria da União naquela unidade da federação.

A suspensão do movimento paredista decorreu de atividades essenciais prestadas pelos servidores, tais quais licenciamento ambiental e fiscalização dos serviços ambientais.

Tendo retornado às atividades, os servidores lotados no Município de Ipojuca identificaram que havia sido implementado na região um programa de pagamento por serviços ambientais (PSA) e que diversos agricultores já haviam aderido ao programa que prevê o pagamento em decorrência da observância dos critérios legais para a ocupação de áreas de preservação permanente, tal qual a manutenção das paisagens naturais.

De outro lado, a indústria Ômega despejou resíduos de mercúrio nas águas do mar de Ipojuca, causando o perecimento de algumas espécies da fauna aquática, mas não estava vinculada ao programa. Por esta razão, foi multada pela autarquia federal Alfa, mas alegou em defesa administrativa que não deveria pagar nenhuma multa por não fazer parte da política pública em referência.

Ademais, ficou estabelecido no instrumento que deu origem à política pública acima mencionada que os proprietários que não observassem os critérios legais em referência só poderiam ser multados na vigência do programa, isto é, durante os meses em que estivessem vinculados ao incentivo financeiro em perspectiva.

Diante da situação hipotética apresentada, elabore um texto dissertativo sobre a relação entre os pagamentos por serviços ambientais e as medidas coercitivas que correspondem aos instrumentos de comando e controle. Em seu texto, discorra sobre os seguintes tópicos:

  1. Esclarecer o conceito de serviços ambientais e em que consiste o pagamento por serviços ambientais. [valor: 12,00 pontos]
  2. Aborde a legalidade/legitimidade da restrição estabelecida no instrumento de pagamento por serviços ambientais de Ipojuca/PE e qual a relação de tais serviços com as medidas de comando e controle existentes para a conservação do meio ambiente. [valor: 12,00 pontos]
  3. Discorra sobre as medidas administrativas e criminais cabíveis em caso de poluição das águas com produtos químicos, tal qual o mercúrio, feita pela empresa Alfa. Cite pelo menos um exemplo de cada. [valor: 14,00 pontos]

 


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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