Um Município de médio porte adotou o Modelo das Três Linhas de Defesa em, 2013, elaborado pelo IIA, utilizando a seguinte distribuição:
- 1ª linha de defesa – Funções de Gerenciamento e Propriedade sobre os Riscos: executadas pelos departamentos municipais designados como responsáveis pela execução das atividades diárias.
- 2ª linha de defesa – Funções de Controle Interno e Gestão de Riscos: executadas pelo criado setor de controle interno.
- 3ª linha de defesa – Funções de Auditoria Interna: fornecimento de informações objetivas e independentes.
Após a atualização do Modelo das Três Linhas pelo IIA, em 2020, passou a se adaptar ao mesmo, em atendimento às dinâmicas do mercado global e às expectativas crescentes dos Stakeholders.
Considerando o contexto apresentado:
A) Aponte e explique as principais alterações do modelo de 2013 em relação ao de 2020 no que tange à flexibilidade das funções definidas pelas linhas; relacionamento com os Stakeholders; cultura organizacional.
B) Explique quais são os papéis de cada linha e por qual nível hierárquico/função passaram a ser desempenhados no modelo de 2020.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Controladoria-Geral do Estado Alfa, durante auditoria em autarquia estadual, identificou deficiências relevantes no sistema de controles internos, tais como ausência de segregação de funções, inexistência de mapeamento e avaliação de riscos, inexistência de políticas formais para elaboração e revisão de conciliações contábeis, fragilidades na limitação de acesso físico a ativos e ausência de comunicação formal de deficiências para a alta administração. O relatório destacou que a entidade não possui procedimentos documentados para prevenir ou detectar erros, nem mecanismos estruturados de monitoramento contínuo do controle interno.
Considerando as normas de auditoria, as normas aplicáveis a…
Acerca da atuação do TCM/RJ no auxílio ao Controle Externo considere os seguintes fatos: a – um cidadão denunciou irregularidades ao TCM/RJ sobre possíveis falhas cometidas pelo Prefeito do Rio de Janeiro na elaboração de um processo licitatório e do respectivo contrato. Por considerar graves os fatos, o cidadão optou por fazer a denúncia anonimamente, via fax. b – com o fim de resguardar direitos individuais, o tribunal do tratamento sigiloso a denúncia. c – pela natureza da matéria, o Presidente do TCM/RJ a considerou urgente, tendo sido determinada sua tramitação preferencial, com determinação da realização das diligências pertinentes. d – para a preservação dos di…
Uma determinada Secretaria de Controle e Transparência recebeu denúncia e está investigando uma possível irregularidades na compra (superfaturamento de preço) e na distribuição (desvio) de medicamentos destinados aos postos de saúde em uma das Prefeituras sujeitas a sua fiscalização. A equipe verificou que tais fatos, com base nos relatórios contábeis, demonstram indícios de superavaliação de despesas, a fim de “utilizar” integralmente o orçamento concedido para o exercício.
Com o objetivo de obter evidências que permitam aos Auditores fundamentarem sua opinião, quanto à veracidade dos fatos narrados, pede-se para, com base nas normas de auditoria, responder necessariamente ao que se pede:



