I
Pela tese jurídica do marco temporal, os povos indígenas só têm direito às terras que estavam sob sua posse ou em disputa judicial na data da promulgação da Constituição Federal de 1988. Os defensores dessa tese argumentam que um número baixo de indígenas ocupa uma quantidade excessiva de terras, e a exploração dessas terras resultaria em maior desenvolvimento econômico para o país, com a produção de grãos em monocultura, a exploração de minérios e a criação de gado.
(Adaptado de: O que é marco temporal de terras indigenas?, de Ana Beatriz Oliveira da Silva e Nicoli Gonzaga
Guimarães, Disponível em https:/Mww.polítize.com.br)
II
Os territórios indígenas têm sido uma fronteira de resistência a atividades como mineração, extração de madeira, monocultura e pecuária. É nessa perspectiva que os povos indígenas têm sido fundamentais para a preservação da floresta, e mostram que é possível conservar a biodiversidade, manter os serviços ecossistêmicos e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
(Adaptado de: “A importância dos povos indígenas para a preservação da natureza”, de Wesley Kettle, UFPA, disponível
em: https://www.gov.br/)
Com base nas ideias expostas acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se sobre o tema:
Desafios e dilemas da questão do marco temporal e a demarcação de territórios indígenas
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…
Texto I
A onda das bonecas hiper-realistas – os chamados bebês reborn – não é recente. Há pelo menos 30 anos esses brinquedos surgiram nos Estados Unidos, com artistas transformando bonecas comuns em réplicas realistas.
A riqueza de detalhes das artesãs, também chamadas de “cegonhas”, faz com que uma boneca possa chegar a quase R$ 10 mil no Brasil. Nas redes sociais, mulheres aparecem trocando roupinhas de seus bebês reborn, dando mamadeira, levando para passear e algumas até os levam a hospitais.
(Adaptado de: Folha de S. Paulo. Bebê reborn: como a psicanálise explica nova onda? Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br)
Texto II
Vivemos tempos em que a fronteira entre fantasia e realida…
I
A liderança é um teto de vidro nas discussões sobre igualdade de género. Segundo o relatório Women in the Workplace (mulheres no ambiente de trabalho), para cada 100 homens promovidos a gerentes, 87 mulheres têm o mesmo crescimento profissional.
Mulheres ainda protagonizam trabalhos domésticos e são consideradas responsáveis pelos cuidados com a família. É inquestionavelmente um acúmulo de funções que reflete na menor disponibilidade de tempo para o trabalho profissional. Para aquelas que priorizam a família, questiona-se o tamanho da ambição profissional (aquém) e, para aquelas que priorizam o trabalho, também (além).
Ainda segundo a pesquisa, 43% das mulheres líderes já sofreram um bum-o…



