I
Pela tese jurídica do marco temporal, os povos indígenas só têm direito às terras que estavam sob sua posse ou em disputa judicial na data da promulgação da Constituição Federal de 1988. Os defensores dessa tese argumentam que um número baixo de indígenas ocupa uma quantidade excessiva de terras, e a exploração dessas terras resultaria em maior desenvolvimento econômico para o país, com a produção de grãos em monocultura, a exploração de minérios e a criação de gado.
(Adaptado de: O que é marco temporal de terras indigenas?, de Ana Beatriz Oliveira da Silva e Nicoli Gonzaga
Guimarães, Disponível em https:/Mww.polítize.com.br)
II
Os territórios indígenas têm sido uma fronteira de resistência a atividades como mineração, extração de madeira, monocultura e pecuária. É nessa perspectiva que os povos indígenas têm sido fundamentais para a preservação da floresta, e mostram que é possível conservar a biodiversidade, manter os serviços ecossistêmicos e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
(Adaptado de: “A importância dos povos indígenas para a preservação da natureza”, de Wesley Kettle, UFPA, disponível
em: https://www.gov.br/)
Com base nas ideias expostas acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se sobre o tema:
Desafios e dilemas da questão do marco temporal e a demarcação de territórios indígenas
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“A crase não existe para humilhar ninguém”, costumava declarar nas entrevistas o poeta Ferreira Gullar.
Essa sua frase provocadora abarca mais do que o simples emprego do sinal de crase: sugere que as normas básicas da linguagem escrita existem para aprimorar a comunicação e a expressão das nossas ideias e dos nossos sentimentos, e não para envergonhar a quem, por alguma razão, não tenha tido acesso ao conhecimento delas.
Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você discutirá esse posicionamento de Ferreira Gullar.
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…
I
Quando uma pessoa perde a capacidade de assombrar-se, se burocratiza. É importante observar como há uma relação indubitável entre assombro e pergunta, risco e existência.
(Adaptado de: Paulo Freire. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985)
II
A escola é um lugar de potencial interação e a exposição a telas atrapalha a socialização dos estudantes.
O uso excessivo dos eletrônicos por crianças e adolescentes está diretamente relacionado à baixa disciplina e instabilidade emocional. Por isso, o Relatório Global de Monitoramento da Educação, da Unesco, alerta: “ao mesmo tempo em que a tecnologia leva à superação de alguns problemas, ela traz os seus próprios”.
(Adaptado…



