Paciente do sexo feminino, 65 anos, sistemicamente saudável, não tabagista, usuária de prótese parcial removível à grampo nas duas arcadas, buscou atendimento no consultório odontológico para substituir as próteses atuais por uma reabilitação fixa. O exame clínico mostra que a paciente é periodontalmente saudável, não possui cáries nos dentes remanescentes , apenas restaurações de amálgama satisfatórias em alguns elementos dentários posteriores. O exame periapical completo mostra que os dentes anteriores remanescentes são hígidos. Segundo a classificação de Kennedy, a paciente é classificada como classe I na arcada inferior e classe II na arcada superior.
Com base no exposto, responda:
1. Segundo a classificação de Kennedy na qual a paciente se enquadra, quais são as áreas edêntulas apresentadas nas arcadas superior e inferior, respectivamente?
2. Qual seria a opção de tratamento mais indicada para proporcionar à paciente uma reabilitação fixa nas arcadas superior e inferior, respectivamente?
3. De acordo com o conhecimento atual, qual exame de imagem é o mais indicado para avaliar a possibilidade de execução e para o planejamento do tratamento desejado pela paciente?
4. Cite duas estruturas anatômicas importantes que podem dificultar ou inviabilizar o tratamento almejado, devendo ser avaliadas no exame de imagem.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O odontolegista, no processo de identificação de restos esqueléticos (crânio e mandíbula), tem o dever de conhecer e utilizar os dados objetivos da craniometria.
Em relação ao tem, responda ao que se pede.
a) Indique o nome e o número total (quantidade) de pontos ímpares existentes no neurocrânio e esplancnocrânio;
b) Indique o nome e o número total (quantidade) de pontos pares existentes no neurocrânio e esplancnocrânio;
c) Descreva, de forma ordenada, do ponto mais baixo para o mais para cima no eixo vertical, todos pontos medianos localizados no maciço facial (até a sutura frontonasal) indicando as suas respectivas posições anatômicas; e
d) Indique (nome) o ponto que está localizado no la…
Analise o caso clínico a seguir e responda as questões propostas.
Paciente de 32 anos, sexo feminino, melanoderma, transplantada renal desde os 18 anos, fazendo uso de imunossupressores, sem outras doenças sistêmicas conhecidas, buscou atendimento no consultório odontológico com a seguinte queixa: mau hálito intenso de início recente; dor na gengiva; sangramento gengival espontâneo; mal-estar e febre baixa.
Na anamnese, relatou que os sintomas se iniciaram 3 semanas depois da colocação do aparelho ortodôntico fixo.
No exame clínico, observou-se: linfonodos aumentados; índice de sangramento gengival e índice de placa visível de 100%; presença de papilas invertidas; braquetes colados em contat…
A discussão sobre o tratamento cirúrgico de tumores maxilomandibulares é facilitada pelo fato de que alguns cistos e tumores se comportam de modo similar.
A técnica de ressecção é definida como a remoção do tumor por meio de incisão em tecidos não envolvidos em torno do tumor, retirando, desse modo, o tumor sem contato direto durante a instrumentação (também conhecida como ressecção em bloco).
De acordo com o texto acima, cite os 4 (quatro) tipos de ressecção dos ossos gnáticos, descrevendo cada um deles de forma objetiva.



