Paciente do sexo masculino, 55 anos, apresentou-se para consulta odontológica com queixa de “retração da gengiva” (SIC). Paciente apresentava todos os dentes, com exceção dos terceiros molares, extraídos na adolescência. O exame clínico e radiográfico não mostrou cáries ou lesões endodônticas. Ao exame periodontal observou-se profundidade de bolsa à sondagem variando de 3 a 8mm; nível clínico de inserção variando de 2 a 6mm nas faces proximais de todos os dentes. Nas faces vestibulares, os níveis de inserção variavam de 1 a 9mm, sendo os elementos 13, 14, 23 e 24 os que apresentavam maiores medidas, com 9mm de nível de inserção clínico e lesões cervicais não cariosas associadas. Não foram observadas lesões de furca ou mobilidade acima de grau 1.
O índice de placa visível = 65% e o índice de sangramento à sondagem = 80%.
Do ponto de vista sistêmico, o paciente tinha hipertensão arterial sistêmica, tratado e dentro da meta terapêutica. Relatava ser tabagista (11 cigarros/dia).
Diante do exposto, responda:
a) Qual o diagnóstico periodontal do paciente, de acordo com a Classificação das doenças e condições periodontais e peri-implantares proposta pelo World Workshop de 2017?
b) Justifique o diagnóstico, apresentando oselementos que definem esse diagnóstico.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O odontolegista, no processo de identificação de restos esqueléticos (crânio e mandíbula), tem o dever de conhecer e utilizar os dados objetivos da craniometria.
Em relação ao tem, responda ao que se pede.
a) Indique o nome e o número total (quantidade) de pontos ímpares existentes no neurocrânio e esplancnocrânio;
b) Indique o nome e o número total (quantidade) de pontos pares existentes no neurocrânio e esplancnocrânio;
c) Descreva, de forma ordenada, do ponto mais baixo para o mais para cima no eixo vertical, todos pontos medianos localizados no maciço facial (até a sutura frontonasal) indicando as suas respectivas posições anatômicas; e
d) Indique (nome) o ponto que está localizado no la…
Um paciente de 67 anos, sexo masculino, tabagista (20 cigarros/dia), com hipertensão e diabetes (HbA1c igual 7,3%) foi submetido ao exame clínico odontológico.
O paciente apresenta 20 elementos dentários na cavidade oral, tendo sido as extrações feitas em consequência de mobilidade grau 3. O exame periodontal mostra medidas de profundidade de sondagem e de nível clínico de inserção variando de 4 a 9mm nas faces interproximais dos elementos dentários remanescentes, índice de sangramento à sondagem e índice de placa visível iguais a 100% e perda óssea atingindo terço apical de diversos elementos dentários.
Com base nos critérios para Classificação das Doenças e Condições Periodontais, estabele…
“O termo ‘pessoa desaparecida’ é geralmente associado ao sumiço de alguém sob circunstâncias suspeitas. De forma mais abrangente, também inclui pessoas das quais não se sabem os seus paradeiros, e acerca das quais não existe preocupação sobre a sua segurança. Particularmente, sem a identificação de um cadáver, muitos procedimentos civis não podem ser concluídos (herança, seguro etc.) e, se for praticado crime, o crime será mais difícil de ser resolvido. Os cientistas forenses – antropólogos, patologistas e odontologistas – são, portanto, frequentemente confrontados com corpos não identificados.”
(adap. De Silva & Machado. O problema dos desaparecidos no Brasil. In: Machado et al. Tratado…



