Uma paciente do sexo feminino, 25 anos, não fumante, com histórico de transplante renal aos 20 anos apresenta-se para consulta de rotina no consultório odontológico. Ela relata estar em tratamento ortodôntico com aparelho fixo há 3 anos, período durante o qual, não realizou nenhuma consulta de acompanhamento com um dentista clínico, apenas com o ortodontista. O exame clínico mostra índice de placa visível de 100% e índice de sangramento gengival de 100%.
A sondagem mostrava profundidades de bolsa que variavam de 4 a 8mm nas faces proximais, áreas de papila e vestibulares dos dentes anteriores, com a margem gengival praticamente tocando nos braquetes, sem perda de inserção. O exame periapical completo mostrava níveis ósseos normais. Na anamnese a paciente informou fazer uso de amlodipina, hidroclorotiazida, ciclosporina A e AAS prevent.
Com base nas informações apresentadas, responda:
1. Qual é o diagnóstico mais provável do caso?
2. Quais fatores locais e sistêmicos contribuem para o quadro clínico apresentado?
3. Descreva qual a conduta / tratamento mais indicado para a resolução do caso?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A discussão sobre o tratamento cirúrgico de tumores maxilomandibulares é facilitada pelo fato de que alguns cistos e tumores se comportam de modo similar.
A técnica de ressecção é definida como a remoção do tumor por meio de incisão em tecidos não envolvidos em torno do tumor, retirando, desse modo, o tumor sem contato direto durante a instrumentação (também conhecida como ressecção em bloco).
De acordo com o texto acima, cite os 4 (quatro) tipos de ressecção dos ossos gnáticos, descrevendo cada um deles de forma objetiva.
Analise o caso clínico a seguir e responda as questões propostas.
Paciente de 32 anos, sexo feminino, melanoderma, transplantada renal desde os 18 anos, fazendo uso de imunossupressores, sem outras doenças sistêmicas conhecidas, buscou atendimento no consultório odontológico com a seguinte queixa: mau hálito intenso de início recente; dor na gengiva; sangramento gengival espontâneo; mal-estar e febre baixa.
Na anamnese, relatou que os sintomas se iniciaram 3 semanas depois da colocação do aparelho ortodôntico fixo.
No exame clínico, observou-se: linfonodos aumentados; índice de sangramento gengival e índice de placa visível de 100%; presença de papilas invertidas; braquetes colados em contat…
O câncer de boca é um importante problema de saúde pública, no qual o Cirurgião Dentista exerce um papel de fundamental importância em termos de diagnóstico precoce dos casos.
Com relação ao tema responda aos itens a seguir.
a) Indique a lesão maligna mais prevalente em cavidade oral.
b) Cite 2 (dois) principais fatores de risco comportamentais associados ao desenvolvimento do câncer de boca.
c) Cite 2 (dois) principais sinais ou sintomas clínicos associados ao câncer oral.
d) Do ponto de vista histopatológico, indique a característica que sugere maior agressividade em uma lesão de carcinoma espinocelular.



