As seis metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas em 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em colaboração com a Joint Commission International (JCI) representam um esforço conjunto para promover globalmente práticas de segurança em serviços de saúde. Essas metas são fundamentadas em práticas de segurança amplamente reconhecidas e adotadas, visando aprimorar a segurança dos pacientes em ambientes de saúde. No contexto hospitalar, a enfermagem desempenha um papel crucial na implementação e monitoramento dessas metas, assegurando a conformidade com os protocolos estabelecidos e contribuindo ativamente para a identificação e mitigação de riscos.
a) De acordo com o Plano de Ação para a Segurança do Paciente Global da Organização Mundial de Saúde (OMS), 2,6 milhões de mortes são causadas por eventos adversos anualmente em países emergentes. Defina os termos “evento adverso” e “quase acidente”.
b) Descreva as seis metas internacionais de segurança do paciente.
c) Para cada meta, indique uma intervenção de enfermagem aplicada no ambiente hospitalar.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia a anamnese a seguir.
Paciente do sexo feminino, 47 anos, procurou a unidade de saúde queixando-se de dor, vermelhidão e inchaço no membro inferior esquerdo. A paciente relatou que os sintomas começaram há mais ou menos 10 dias, após uma viagem longa, na qual permaneceu sentada durante períodos superiores a 6 e 8 horas seguidas. Informou ser hipertensa, sedentária, fumante e fazer uso de anticoncepcional oral.
Durante o exame físico apresentou-se lúcida e orientada no tempo e no espaço, eupneica, afebril, anictérica, acianótica, tempo de enchimento capilar < 2 seg, pressão arterial = 130×80 mmHg, frequência cardíaca = 90 bpm e frequência respiratória = 17 rpm.
No momento da avaliação …
Um funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, 50 anos, sentiu-se mal durante o expediente de trabalho e foi conduzido ao serviço de saúde do órgão. Durante o atendimento, ele apresentou uma parada cardiorrespiratória (PCR). Iniciou-se então ressuscitação cardiopulmonar (RCP), oxigenação, terapia medicamentosa, que incluiu o uso de epinefrina e amiodarona. A monitorização cardíaca evidenciou um quadro de fibrilação ventricular.
Diante do caso apresentado, responda aos itens a seguir.
I. Um aspecto importante na assistência ao paciente em PCR é a realização de uma RCP adequada. Cite quatro condutas/aspectos que caracterizam uma RCP de alta qualidade.
II. Aponte se a arritmia apr…
A cirrose é uma doença crônica caracterizada pela substituição do tecido hepático normal por fibrose difusa que compromete a estrutura e a função do fígado. Dentre suas manifestações clínicas estão a hepatomegalia, obstrução porta, varizes gastrintestinais, concentração plasmática de albumina reduzida, infecções, anemia e deterioração da função mental e cognitiva.
Com base no fragmento acima:
a) Liste 7 (sete) sintomas relacionados a essas manifestações clínicas.
b) Cite as ações de enfermagem que devem ser desenvolvidas no cuidado a pacientes com esse tipo de patologia.



