Um jovem biólogo, de 18 anos, procura atendimento no setor de emergência, de um grande hospital, por um quadro de febre ( 39ºC ) de início há dois dias. Ele fez uso de paracetamol 500 mg, em três ocasiões , sem melhora. Em sua vizinhança diversos casos de Dengue têm sido diagnosticados e ele teme “pela primeira vez na vida ter contraído uma arbovirose”. Nesta manhã ele apresenta dor retro orbitária e mialgia. Ao completar a anamnese e realizar o exame físico você documenta a presença de sinal de alarme e ausência de sinais de gravidade.
A equipe de enfermagem disponibiliza os sinais vitais: saturação 97 % ar ambiente, temperatura axilar 38,8 graus , pressão arterial 90 x 60 mm Hg, frequência respiratória 17 incursões respiratórias/minuto, frequência cardíaca 94 batimentos/minuto Tendo por referência as recomendações do Ministério da Saúde (Dengue – diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança), responda as questões a seguir.
1. Qual a definição de arbovirose?
2. Diante de um caso suspeito de dengue o reconhecimento dos sinais de alarme norteia os profissionais de saúde no momento da triagem. Cite três sinais de alarme associados a dengue?
3. Diante do quadro apresentado o jovem biólogo recebe indicação de internação em leito hospitalar. Qual medida terapêutica deve ser prontamente iniciada?
4. Nesse contexto de suspeita de Dengue e presença de sinal de alarme, além dos exames específicos para confirmação da Dengue, cite os três exames laboratoriais que devem ser coletados. Eles são obrigatórios e importantes para o manejo clínico.
5. Setenta e duas horas se passaram, desde a admissão hospitalar. As medidas terapêuticas e o seguimento clínico foram aplicados com rigor. A melhora clínica é incontestável. O paciente apresenta estabilidade hemodinâmica há 48 horas; há 24 horas ele não apresenta febre. Quais são os critérios laboratoriais para alta hospitalar?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um inquérito soroepidemiológico para a detecção de anticorpos IgM contra o antígeno da dengue foi realizado em 100 pacientes.
O médico assistente diagnosticou clinicamente a doença em 60% dos pacientes. O exame sorológico resultou positivo em 90 pacientes.
Dentre estes pacientes, contatou-se que, em 55, o médico diagnosticou a doença. Não houve erro no diagnóstico laboratorial da doença.
Com base nestas informações e considerando o exame sorológico como padrão-ouro,
a) construa a tabela 2×2, correlacionando os resultados da sorologia com o diagnóstico clínico do médico assistente.
b) calcule a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo do diagnóstico clí…
Homem de 45 anos é encaminhado ao psiquiatra por seu médico de família. O homem afirma que, nos últimos meses, tem ficado cada vez mais triste e desanimado, pois não suporta mais ser perseguido pelos seus vizinhos. Diz que nos últimos dez anos ele teve que mudar de casa sete vezes, porque um antigo desafeto seu costuma ir escondido aos prédios onde mora, convencer os seus porteiros de que ele seria um criminoso foragido da justiça. Ele afirma que, apesar de ter a consciência tranquila de que não cometeu nenhum crime, acredita que esse desafeto possa ter “plantado” alguma prova forjada contra ele na delegacia, de forma que tem “vivido como um foragido”, mudando de residência quase…



