Dentro da concepção de educação inclusiva, a Educação Especial se afirma como uma modalidade transversal. Explique a transversalidade da Educação Especial.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com ITANI, o preconceito não existe de forma individualizada, mas está apoiada em um conjunto referencial de representações que compõe o imaginário social. (ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. In: AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998). À luz dessa reflexão, explique como as barreiras atitudinais podem ser superadas numa perspectiva de educação inclusiva.
Em uma creche municipal, um(a) professor(a) desenvolve a seguinte rotina durante o período de adaptação das crianças: elas podem receber um de seus familiares na creche durante esse período; elas podem levar um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação; e elas recebem um tratamento diferenciado das outras crianças já adaptadas ganhando livros e brinquedos de presente do(a) docente. Considerando o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (2009), aponte se a rotina estabelecida pelo(a) professor(a) está correta e, se não estiver, destaque a(s) principal(is) problemática(s) apresentadas.
Explique as mudanças da função do supervisor de ensino ao longo dos anos, considerando as novas tendências em gestão escolar.



