Nas palavras de MANTOAN “O professor inclusivo não procura eliminar a diferença em favor de uma suposta igualdade do alunado – tão almejada pelos que apregoam a homogeneidade da sala de aula. Ele está atento aos diferentes tons das vozes que compõem a turma, promovendo a harmonia, o diálogo, contrapondo as, complementando-as” (2015, p. 79). Discorra acerca dos desafios da Educação Especial e da inclusão escolar diante da diversidade do alunado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
É frequente a queixa de professores e profissionais com relação à ausência de participação dos pais na dinâmica escolar, conforme aponta Palhares e Marins na obra “Escola inclusiva” (2002). Cite os principais desafios da participação efetiva da família no processo de inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais na educação regular.
De acordo com Luckesi (2005), em “Avaliação da aprendizagem escolar”, a atual prática da avaliação escolar tem como função o ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente. A esse propósito, discorra sobre a diferença da função classificatória e da função diagnóstica da avaliação.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, cite pelo menos quatro garantias apontadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.



