Bernadete A. Gattia, em seu artigo intitulado Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós pandemia (2020, p. 33-37), constatou que a pandemia da COVID-19 obrigou crianças, adolescentes e jovens a mudarem seus hábitos relacionais e a estudarem de modo remoto. Ocorre que, o retorno dos contatos sociais escolares tem sua importância, pois as aprendizagens humanas não são apenas cognitivas. Diante de tal premissa, explique o papel da escola no desenvolvimento integral do aluno.
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O que são alunos com transtornos globais do desenvolvimento e quais as principais barreiras enfrentadas para o desenvolvimento integral do aluno?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, cite pelo menos quatro garantias apontadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
De acordo com Mazzota, em sua obra Educação Especial no Brasil (1996), o atendimento educacional gerenciado pelo CENESP (Centro Nacional de Educação Especial) seguia uma linha preventiva e corretiva. Discorra acerca desse modelo de atendimento educacional da pessoa com deficiência adotado no Brasil na década de 1970.



