De acordo com Libâneo, em Organização e gestão da escola: teoria e prática (2001), existem três concepções de organização e gestão escolar: a técnico-científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático-participativa. Destaque as principais diferenças entre essas três concepções.
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De acordo com as diretrizes dos sistemas de ensino, os projetos educacionais devem ter como marco fundamental a gestão democrática. Discorra sobre os princípios que regem a gestão democrática do ensino público.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, cite pelo menos quatro garantias apontadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
De acordo com a Resolução n.º 4 de 2009 do Ministério da Educação, o Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. No caso de deficiências físicas, algumas barreiras podem ser eliminadas com o uso de tecnologia assistiva. Discorra sobre as tecnologias assistivas na perspectiva da educação inclusiva.



