As desigualdades educacionais existentes no Brasil são amplamente conhecidas, no que diz respeito ao acesso à educação, à permanência na escola e às aprendizagens. Frente a essa realidade, as instituições de ensino devem realizar um planejamento que visa a promoção da equidade na educação. A esse propósito, discorra sobre o princípio da equidade.
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Não existe um padrão de adaptação de modo a atender todos os alunos com deficiência física. Mas, algumas alternativas já existentes podem ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades. Cite e explique duas adaptações que podem ser realizadas para o desenvolvimento de atividades que utilizam a coordenação motora fina.
De acordo com ITANI, o preconceito não existe de forma individualizada, mas está apoiada em um conjunto referencial de representações que compõe o imaginário social. (ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. In: AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998). À luz dessa reflexão, explique como as barreiras atitudinais podem ser superadas numa perspectiva de educação inclusiva.



