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Q395304 | Economia e Finanças Públicas
Banca: CETAPVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SEMAS PA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará
Cargo: Técnico em Gestão Pública

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Texto 1

“A presidente Dilma Rousseff começou seu governo com uma proposta de continuidade do governo Lula; mais do que isso, com a esperança de poder reeditar o desempenho de seu antecessor, que combinara taxas relativamente elevadas de crescimento com redução da desigualdade econômica. Mas recebeu para governar um país cuja economia continuava a crescer a uma taxa muito inferior aquela que é necessária para um verdadeiro catching up, porque seu antecessor não havia enfrentado o desequilíbrio macroeconômico fundamental ao adotar um ‘tripé macroeconômico! insistentemente celebrado pelos economistas ortodoxos.”

Fonte: BRESSER-PEREIRA, L.C. O governo Dilma frente ao “tripé macroeconômico” e à direita liberal = dependente. Novos Estudos, São Paulo, n. 95, mar. 2012. Disponivel em: https:/wvaw.scielo. brijinec/a/47OMsNIp95dhJXwLGW693Wv/?format=pdf&lanAgc=espsto em: 2. fev. 2023.

Texto 2

“A chegada do vice-presidente ao poder, Michel Temer, trouxe consigo um plano de governo que tem como estratégia fundamental o controle de gastos do Estado, da divida pública e da inflação. Sem discutir os diversos mecanismos existentes para melhorar a capacidade de geração de receitas pelo Estado, o governo conseguiu aprovar a Emenda Constitucional número 55, que fixou limites as despesas primárias de acordo com a variação da inflação pelos próximos 20 anos, desvinculando, por exemplo, as despesas com saúde e educação.”

Fonte: SILVA, P.A.O;ALMEIDAFILHO, N. O regime fiscal e a politica social no Brasil; análise recente e desafios . 2019. Disponivel em;
file;//C:/Users/DELL/Downloads/luaneaguiar,+O+Regime+Fiscal+e+a+polhC3%ADtica+sacial+no+Brasil+An%C3%A Ilise+Recentete+Desafios+(1)%20(1).pdf. Acesso em: 2 fev. 2023

Texto 3

“O primeiro ano do governo Bolsonaro demonstrou, mais uma vez, as diferenças entre promessas e realizações. Falar é bem mais fácil do que fazer. O ano de 2019 manteve a trajetória medíocre do governo Temer: baixo crescimento e elevado desemprego. A reduzida taxa de inflação e de juros foram os únicos pontos positivos.”

Fonte; COUTO, J. M. Alguns resultados macroeconômicos do primeiro ano do governo Bolsonaro. A Economia Em Revista, Maringá, n. 28, v.3. 2020, Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/57276. Acesso em: 2 fev. 2023.

Com base nas informações apresentadas sobre a política macroeconômica brasileira, adotada nos três últimos governos brasileiros, redija um texto dissertativo, apontando os avanços e retrocessos ocorridos durante esse período na política fiscal e monetária.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEconomia e Finanças Públicas
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“A presidente Dilma Rousseff começou seu governo com uma proposta de continuidade do governo Lula; mais do que isso, com a esperança de poder reeditar o desempenho de seu antecessor, que combinara taxas relativamente elevadas de crescimento com redução da desigualdade econômica. Mas recebeu para governar um país cuja economia continuava a crescer a uma taxa muito inferior aquela que é necessária para um verdadeiro catching up, porque seu antecessor não havia enfrentado o desequilíbrio macroeconômico fundamental ao adotar um ‘tripé macroeconômico! insistentemente celebrado pelos economistas ortodoxos.”

Fonte: BRESSER-PEREIRA, L.C. O governo Dilma frente ao “tripé macroecon…

Leia, com atenção, os textos:

Texto 1

[…]. O Brasil é, atualmente, o sexto maior emissor de gases do efeito estuda. E um estudo recente publicado pela Carbon Brief, revista especializada em estudos sobre mudanças climáticas, mostrou que o Brasil é o quarto emissor histórico de gás carbônico em números absolutos – atrás apenas do EUA, China e Rússia.

Fonte: Nathalia Passarinho – BBC News Brasil em Londres. 1 novembro de 2021.

Texto 2

As mudanças climáticas entraram nas análises de risco dos bancos centrais por afetarem a política monetária e também a estabilidade dos preços. A declaração foi dada pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, nesta quarta-f…

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