“Para que os usuários tenham acessibilidade à informação em sites, é indispensável que os criadores de páginas e sistemas web sigam as recomendações de acessibilidade do W3C, que aponta diretrizes para a produção de conteúdo web acessível, cuja apresentação possa ser adaptada por distintos dispositivos de acesso”. (SANTOS, 2020, p. 56)
Fonte: SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos Santos. Acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA: avaliação com o software WAVE e teste com alunos cegos que usam o NVDA, 2020, 165 f. (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
Na arquitetura de sistemas, sites e portais de bibliotecas, é importante que o Bibliotecário possa observar e colocar em prática a acessibilidade informacional nestes ambientes digitais.
Discorra, em um texto dissertativo, sobre como você, Bibliotecário, trabalharia na construção de ambientes informacionais digitais acessíveis para usuários com características diversas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“Para que os usuários tenham acessibilidade à informação em sites, é indispensável que os criadores de páginas e sistemas web sigam as recomendações de acessibilidade do W3C, que aponta diretrizes para a produção de conteúdo web acessível, cuja apresentação possa ser adaptada por distintos dispositivos de acesso”. (SANTOS, 2020, p. 56)
Fonte: SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos Santos. Acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA: avaliação com o software WAVE e teste com alunos cegos que usam o NVDA, 2020, 165 f. (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Univers…
Os livros eletrônicos ou e-books vêm se tornando cada vez mais uma opção viável e atraente de cultura e entretenimento. Apesar de existirem há mais de 20 anos, a leitura dos e-books só ganhou força a partir de 2007, com a introdução do Klinde, primeiro dispositivo de leitura eletrônica a ser um sucesso comercial (Lin, Chiou, & Huang, 2013). A introdução deste e de outros dispositivos de leitura com a tecnologia de displays de tinta eletrônica (e-ink) renovou o interesse na leitura digital (Tonkin, 2010), permitindo ir muito além do texto escrito, com a incorporação de vídeos, áudio, dados e outros conteúdos que transformaram a leitura em uma experiência multimídia de aprendizagem e de me…



