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Q395244 | TI - Banco de Dados
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

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Central de Atendimento lança chatbot para comunicação com usuários dos sistemas da Gestão

Novo canal inicia atendimento aos usuários do Transferegov.br e das soluções do Processo Eletrônico Nacional. Em breve, outros sistemas já atendidos pelo Portal de Serviços e pelo 0800 também contarão com o chatbot

Os usuários do Transferegov.br e das soluções de Processo Eletrônico Nacional (PEN) agora têm à disposição uma nova ferramenta para facilitar o atendimento na Central de Atendimento dos sistemas geridos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): o chatbot , disponível no Portal de Serviços. A ferramenta permitirá um atendimento automatizado, mais ágil, eficiente e intuitivo.

O chatbot utiliza uma base de conhecimento constantemente atualizada pelos gestores dos sistemas, proporcionando um atendimento rápido e preciso. O objetivo é esclarecer as dúvidas sem a necessidade da abertura do chamado. O uso da ferramenta não afasta a possibilidade de atendimento personalizado e, quando necessário, o usuário pode solicitar ou ser redirecionado para o atendimento humano, disponível em dias úteis, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

A nova funcionalidade oferece suporte direto para esclarecer dúvidas e reportar problemas, além de abrir e reabrir chamados, via atendente, entre outras possibilidades. O acesso é rápido e simples: basta clicar no ícone na parte inferior do Portal de Serviços e iniciar a interação. Em vez de login e senha, o usuário insere nome, e-mail e CPF.

A Central de Atendimento é um canal de suporte e assistência aos usuários dos sistemas estruturantes do MGI, com a principal função de orientá-los na resolução de dúvidas e tratar problemas técnicos relatados na utilização dos sistemas. Entre os usuários da Central estão servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas, Organizações da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, órgãos federais, estaduais, municipais e distritais, fornecedores, e público em geral.

Considerando o caráter motivador do texto apresentado e utilizando as informações nele presentes, discorra sobre o processo de compreensão, por parte do chatbot [valor: 4,75 pontos]; e o significado de bigrama e a implemente um método, em JAVA, para determinar o bigrama de um conjunto qualquer [valor: 4,75 pontos].


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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