De acordo com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil, 2019), o certificado digital é um conjunto de dados de computador, gerados por uma Autoridade Certificadora, em observância à Recomendação Internacional ITU-T X.509, que se destina a registrar, de forma única, exclusiva e intransferível, a relação existente entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação.
Para determinar se um certificado digital está em condição de ser utilizado no processo de validação da assinatura digital de um signatário de um documento digital, é necessário que se realizem várias etapas de verificação. Dentre essas etapas, é fundamental verificar a integridade e autenticidade do certificado digital e a sua situação (status) de revogação.
Suponha que, num certo sistema de gestão de documentos eletrônicos (GDE), o certificado digital de um signatário seja arquivado, junto com a sua assinatura digital no documento digital assinado. Sabe-se também que se encontram na base de certificados de autoridades confiáveis do GDE todos os certificados digitais que fazem parte da hierarquia de autoridades certificadoras exigida para fazer a verificação dos certificados digitais dos signatários. Todos os certificados mantidos nessa base são periodicamente verificados e considerados válidos e seguros.
Nesse contexto, com relação às etapas de verificação de um certificado digital de um signatário de documentos digitais no sistema de GDE mencionado, supondo-se que o certificado digital da autoridade certificadora, emissora do certificado digital do signatário do documento digital, seja válido e esteja presente na base de autoridades confiáveis do GDE,
a) descreva as etapas do processo de verificação da integridade e da autenticidade do certificado digital do signatário do documento digital no sistema de GDE, sabendo que o campo Algoritmo de assinatura de todos os certificados contém o valor sha256RSA.
b) descreva as etapas do processo de verificação da situação (status) de revogação do certificado digital do signatário do documento digital no sistema de GDE, sabendo que o campo Pontos de Distribuição da Lista de Certificados Revogados do certificado digital do signatário contém o valor URL=http://repo.certificadora.com.br/lista.crl.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Requisitos de Segurança
Bacen
No ano de 2023, por meio do Edital do Pregão Eletrônico 05/2023, o Banco Central realizou processo licitatório visando a contratação de serviços continuados sem dedicação exclusiva de mão-de-obra aplicados à segurança cibernética do Banco Central do Brasil – BCB, sendo composto por dois itens, quais sejam: serviço técnico especializado de segurança cibernética por meio de Centro de Operações de Segurança Cibernética (Cyber Security Operation Center – CSOC) e serviço técnico especializado de Inteligência de Ameaças Cibernéticas (Cyber Threat Intelligence – CTI).
Algumas das atribuições das equipes de níveis N1 e N2 são detalhadas a seguir:
Enr…
A necessidade de grandes quantidades de memória e o alto custo da memória principal têm levado ao modelo de sistemas de armazenamento em dois níveis. O compromisso entre velocidade e custo é encontrado por meio do uso de uma pequena quantidade de memória principal (inicialmente até 640 kbytes em microcomputadores do tipo IBM-PC usando sistema operacional DOS) e de uma memória secundária muito maior (vários milhões de bytes).
Como apenas a informação que está na memória principal pode ser acessada diretamente, a organização do fluxo de informação entre as memórias primária e secundária é extremamente importante. A organização desse fluxo pode ser realizada utilizando-se um mecanismo simples e…
Drex
O Digital Real X (abreviação: Drex) será uma moeda digital brasileira produzida e regulamentada pelo Banco Central do Brasil, a ser utilizada como a versão digital do real brasileiro, terá lastro da autoridade monetária brasileira e valor que corresponde ao do dinheiro físico emitido atualmente.
A moeda digital permite movimentar reais que não existem fisicamente, o que implicaria na diminuição de custos de emissão da moeda física e a facilitação da implementação de inovações tecnológicas como os contratos inteligentes. A previsão é que, quando a moeda receber seu lançamento, ela trabalhe com todos os métodos de pagamento já existentes, bem como se conecte a outros bancos centrais ao r…



