A pavimentação de cerca de 405 km do “trecho do meio” da rodovia BR-319, entre os quilômetros 250,7 e 656,4, que conecta as cidades de Manaus (AM) e Porto Velho (RO) voltou a ser alvo de discussão face ao fato de ficar intransitável entre os meses de dezembro e maio em decorrência do período chuvoso. A via é a única conexão terrestre entre a capital do estado do Amazonas e o restante do país. Embora o empreendimento possua licença ambiental, concedida em 2022 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma decisão liminar expedida pela 7ª Vara Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas em 25 de julho de 2024 suspendeu a licença prévia para pavimentação e melhoramentos incluindo obras de artes especiais do “trecho do meio” da rodovia BR-319.
As atividades de construção previstas na pavimentação da rodovia BR-319 incluirão: a execução de cortes e aterros; a implantação de sistema de drenagem de águas pluviais; desvio e canalização de cursos d’água; transporte e disposição de materiais em bota-foras; transporte de materiais e insumos para os canteiros e distribuição na área de construção; execução de obras de arte (e.g., pontes e bueiros); preparação do leito da rodovia (i.e., terraplanagem); pavimentação asfáltica; plantio de mudas em taludes e outras áreas; sinalização; e manutenção de máquinas e equipamentos.
A partir dos elementos oferecidos acima, apresente cinco impactos positivos significativos e cinco impactos negativos significativos do referido empreendimento em sua fase de implantação, destacando para cada impacto apresentado o meio a ser impactado (i.e., físico, biótico e socioeconômico).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A pavimentação de cerca de 405 km do “trecho do meio” da rodovia BR-319, entre os quilômetros 250,7 e 656,4, que conecta as cidades de Manaus (AM) e Porto Velho (RO) voltou a ser alvo de discussão face ao fato de ficar intransitável entre os meses de dezembro e maio em decorrência do período chuvoso. A via é a única conexão terrestre entre a capital do estado do Amazonas e o restante do país. Embora o empreendimento possua licença ambiental, concedida em 2022 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma decisão liminar expedida pela 7ª Vara Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas em 25 de julho de 2024 suspendeu a licença prévia par…
“O Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano. Isso resulta em 80 milhões de toneladas de resíduos a cada ano. Nesse cenário, o mais agravante é que apenas 4% desse volume é reaproveitado ou reciclado.”
https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/composta-mais/brasil-produz-80-milhoes-toneladas-de-residuos-solidos-todos-os-anos/
O descarte de todo esse volume gerado é desafiador. Por esse motivo, fora instituído o Plano Nacional de Recursos Sólidos, a fim de ameni…
O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou, nesta quarta-feira (18/10), o processo que analisa a gestão de obras paralisadas que envolvem recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Atualmente, o Brasil tem 8,6 mil empreendimentos paralisados, de um total de 21 mil obras existentes. Os dados estão disponíveis no painel de obras do TCU.
Em comparação aos últimos três anos, a porcentagem de obras paralisadas aumentou de 29%, em 2020, para 41% em 2023. Vale observar que, no mesmo período, a quantidade total de obras diminuiu significativamente (6.119 obras a menos), apesar do aumento do investimento previsto. O valor total de recursos investidos passou de R$ 75,95 bilhões em 2020, para R$ 113,…



