O Brasil é um país notoriamente exportador de commodities e, por isso, os ciclos das commodities no mercado internacional têm influência importante sobre a economia brasileira. O gráfico abaixo, extraído da Carta de Conjuntura de número 60, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em setembro de 2023, apresenta a variação dos preços das commodities (representado pelo índice geral de preços de commodities da Commodity Research Bureau – CRB) e a variação da arrecadação de receitas administradas pela Receita Federal do Brasil (RFB), já considerados os efeitos da inflação ao consumidor.

A partir do gráfico acima, relacione as variações dos preços das commodities no mercado internacional com os resultados fiscais brasileiros, explicando
a) a relação que se observa no gráfico entre as variações dos preços das commodities e as variações das receitas administradas da RFB.
b) os efeitos que a relação observada no gráfico pode ter sobre o cumprimento da meta de resultado primário por parte do Governo Federal.
c) os possíveis impactos dessa relação sobre o gasto público, levando em consideração as regras fiscais vigentes.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O objetivo do governo é o bem-estar das pessoas. O progresso material e a prosperidade de uma nação são desejáveis principalmente quando levam ao bem-estar moral e material de todos bons cidadãos. — THEODORE ROOSEVELT
Pegue um jornal em qualquer dia e você certamente encontrará uma matéria debatendo o papel do governo na economia. Pense sobre as discussões sobre se o governo deve aumentar impostos de renda, exigir que todos adquiram seguro de saúde, subsidiar a produção de energia limpa etc. A lista é praticamente interminável. Em função da enorme diversidade de atividades econômicas do governo, é necessário algum tipo de estrutura geral para avaliar se diversas ações de governo são desej…
TEXTO I
Os crescentes desafios em matéria de emprego e políticas públicas para reduzir a dualização levaram a relativizar todo automatismo. Uma satisfatória oferta de empregos já não pode ser mais considerada um subproduto natural ou automático do crescimento econômico. A experiência dos países da Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) durante o ciclo de crescimento 83/89, e os dados referentes ao Brasil no período recente, parecem outorgar um certo crédito ao “pessimismo das elasticidades.”2 Por outra parte, esse automatismo deve ser observado também criticamente quando as propostas de política se deslocam do crescimento para pôr ênfase na desregulamen…
Os problemas concernentes ao crescimento econômico, à mudança estrutural e ao desempenho da produtividade abarcam duas perspectivas teóricas: a neoclássica, que enfatiza os fatores relacionados ao lado da oferta; e a estruturalista, notadamente o desenvolvimentismo clássico, cepalino e kaldoriano, que privilegia os fatores do lado da demanda.
Além disso, outro aspecto que distingue as abordagens neoclássica e estruturalista diz respeito à relação de causalidade.
Enquanto na abordagem neoclássica o crescimento econômico decorre do incremento da produtividade, no enfoque estruturalista é o ritmo de crescimento econômico que influencia o desempenho da produtividade. A esse respeito, Luiz Ricard…



