O clima organizacional é um conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham sobre a organização e que afetam de uma forma ou de outra, positiva ou negativa, o modo como as pessoas ou grupos interagem uns com os outros no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa de clima organizacional facilita a consciência do grau dos processos de motivação atuais. São consideradas como Fatores Constitutivos do Clima organizacional as seguintes dimensões a comporem um questionário de pesquisa: autonomia; trabalho em equipe; padrões de desempenho individual; recompensa; clareza nas políticas organizacionais; relacionamento interpessoal; liderança. Esses elementos relacionam-se a motivadores sociais nas teorias de liderança.
Na elaboração do questionário de pesquisa, as perguntas/dimensões que o compõem podem ser respondidas em uma escala tipo Likert de 10 pontos, com duas avaliações que contrastem as situações ideal e real. Por exemplo, para a dimensão de autonomia, no extremo negativo estaria “autonomia não é uma caraterística na organização”, e, no extremo positivo, “autonomia é uma característica muito presente na organização”.
A partir da aplicação do questionário, a consolidação das respostas por dimensão, conforme gráfico abaixo, permite à organização elaborar políticas de gestão estratégica de recursos humanos (GERH) de forma a mitigar os problemas identificados por meio da maior amplitude entre o desempenho real e o ideal.
Gráfico das médias das amplitudes (valor absoluto: diferença entre real e ideal)

Um diagnóstico dessa natureza indica, por exemplo, a necessidade de implementar programa continuado de capa citação em gestão e investir em treinamento, em capacitação específica para lidar com conflitos interpessoais, bem como o estabelecimento de mecanismos de recompensa e valorização de métricas de desempenho.
VILLARDI, B. Q.; NARDUCCI, V.; DUBEUX, V. J. C. Desenvolvimento qualitativo e quantitativo de uma ferramenta para o
diagnóstico de clima organizacional que subsidie programas motivacionais. In: Anais do XXXI Encontro da ANPAD, 2007. Adaptado.
Considerando a evolução da GERH e o exemplo de diagnóstico de clima,
a) estabeleça relações adequadas entre três das dimensões do questionário de pesquisa e as três necessidades (de afiliação, de realização e de poder) previstas nas teorias motivacionais.
b) proponha três políticas de GERH para lidar com problemas identificados na pesquisa.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O clima organizacional é um conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham sobre a organização e que afetam de uma forma ou de outra, positiva ou negativa, o modo como as pessoas ou grupos interagem uns com os outros no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa de clima organizacional facilita a consciência do grau dos processos de motivação atuais. São consideradas como Fatores Constitutivos do Clima organizacional as seguintes dimensões a comporem um questionário de pesquisa: autonomia; trabalho em equipe; padrões de desempenho individual; recompensa; clareza nas políticas organizacionais; relacionamento interpessoal; liderança. Esses elementos relacionam-se a motiva…
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma legislação abrangente que visa assegurar os direitos das pessoas com deficiência e promover a inclusão social. Alguns dos principais pontos de discussão relacionados à sua aplicação incluem a acessibilidade e a educação inclusiva.
Além disso, a falta de recursos, a infraestrutura inadequada e a escassez de profissionais treinados são obstáculos que comprometem a eficácia dessas iniciativas. Outro aspecto importante é que a conscientização e a mudança de mentalidade são necessárias para superar o estigma social e garantir a inclu…
A verificação da efetividade de uma política passa, necessariamente, por uma avaliação qualificada que produza resultados confiáveis para o aprimoramento das políticas e para justificar investimentos ou economia de recursos. Assim, no contexto das políticas públicas, essas análises desempenham papel essencial na determinação e no alcance dos objetivos e das prioridades do governo.
https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/avaliacao-de-politicas-publicas
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo contínuo, entre 45 e 60 linhas, a respeito da importância da fase de avaliação na efetividade das políticas públicas. Em seu texto, aborde necessar…



