De acordo com o Manual de Oslo, as inovações podem ser classificadas em quatro tipos: de produto/serviço, de processo, organizacional e de marketing.
Dentre esses tipos de inovação, um exemplo foi a criação de um larvicida biológico por uma startup com foco em biotecnologia, um produto inofensivo ao homem, mas eficaz contra as larvas do Aedes aegypti. Sua formulação contém cristais proteicos, produzidos por uma bactéria (Bti) que provoca a mortalidade das larvas. O Bti para ação larvicida já era utilizado na agricultura, mas o produto da empresa é o primeiro a ser disponibilizado com formulação e concentração que permite o uso doméstico e a venda livre.
Embora a empresa tenha nascido com o objetivo de empreender na área oncológica, o fundador, um pesquisador da área médica que, durante seu doutorado, descobriu a figura de “empresa incubada na universidade” e a vantagem de integração com os trabalhos de pesquisa acadêmicos, conseguiu atrair investidores privados e obter recursos em editais de fomento a pesquisas, o que permitiu a formação de uma equipe dedicada, com pesquisadores em biotecnologia, volta da inicialmente para inovações na área de saúde humana.
Em 2004, a empresa participou de um projeto, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, em que parte do conhecimento resultante permaneceu na empresa e desdobrou-se em atividade permanente, envolvendo desde o cultivo da bactéria Bti até seus possíveis usos. Entretanto, o conhecimento, ainda que importante, não seria suficiente para assegurar a criação do negócio. Para tanto, seria preciso criar um produto comercial viável, e isso depende de outras condições e exigências.
A empresa adaptou seus processos internos e criou também outros produtos. Foi empregada nanotecnologia em um aromatizador de ambiente com formulação, com o propósito de preservar as fragrâncias e estender o seu período de ação. A empresa lançou um produto repelente de insetos, que não faz uso de produtos químicos na sua formulação e que utiliza essências naturais, atendendo aos públicos que buscam soluções naturais. Assim, foi criado também um repelente corporal baseado em nanotecnologia, para bebês a partir de seis meses. Para esses produtos, seria necessário lidar com regulamentações e morosas aprovações de organismos públicos de saúde para os produtos farmacêuticos e de uso em humanos. Portanto, a empresa mobilizou os conhecimentos acumulados e a experiência de sua equipe. Como em outros casos, a inovação esteve também presente, seja na criação de ambientes de trabalho diferenciados e motivadores, seja no orgulho de seus colaboradores, na imagem que a empresa projeta no mundo e junto aos investidores e parceiros.
Ao longo da história da empresa, foi necessário mensurar os avanços das ações de inovação, com base em diretrizes para coleta e interpretação de dados, de forma a permitir monitorar e garantir o desempenho ao longo do processo. A análise pode ser realizada por meio do Quadro de Teoria da Mudança que especifique público-alvo, problema, causa, solução, insumos, atividades, produtos e objetivos formulados como efetividade esperada. Devem ser apresentados indicado res de eficiência, eficácia e de efetividade, em periodicidade determinada. É um consenso na área de inovação que indicadores estratégicos são essenciais para que as empresas possam monitorar seu progresso e avaliar se estão atingindo seus objetivos; portanto, alguns são guardados “a sete chaves” como segredos estratégicos, como se fossem patentes registradas ao longo do caminho.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Inovar é criar valor: 22 casos de inovação em micro, pequenas, médias e grandes empresas/
Confederação Nacional da Indústria, Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro
e Pequenas Empresas. Brasília: CNI, 2017. p.170-177. Adaptado.
Considerando o ambiente de inovação para o caso mencionado,
a) relacione a noção de criação de valor e dois tipos de inovação identificáveis no caso.
b) apresente recursos, competências e alianças estratégicos do ambiente institucional que influenciaram no processo de inovação da empresa.
c) formule dois indicadores que a empresa pode utilizar para mensurar a inovação.
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