Texto I: Cultura periférica é uma das mais relevantes nos últimos 20 anos. – Expoentes da dança e da música criadas nas periferias participarão de um evento no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para analisar essas expressões artísticas […]. No ano passado, quatro eventos do ciclo trataram dos temas literatura, teatro, produções audiovisuais e pixo/grafitti. Jornal da USP no Ar conversou com Helena Katz, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), crítica de dança e coordenadora do Centro de Estudos em Dança (CED), que fundou em 1986;[…]. De acordo com a professora Helena, é muito importante que a academia tenha aberto espaço para o campo da dança, porque essa forma de expressão está passando por uma mudança sensível em que mostra impacto da questão do negro, de gênero e do corpo trans. […]
Adaptado de: https://jornal.usp.br/atualidades/cultura-periferica-e-uma-das-mais-relevantes-nos-ultimos-20-anos/Acesso em 04/08/2024)
Texto II – […] Mas será que cultura é somente aquilo que aparece na tevê, toca no rádio, passa no cinema, está nos museus ou nos livros? Será que podemos dar o nome de “cultura” apenas ao que está envolvido num esquema industrial para ser produzido e chegar ao público?. Se observarmos atentamente, além da programação de shows, peças, filmes e exposições, perceberemos um forte movimento das minorias para mostrar sua cultura. A internet vem desempenhando um papel bastante importante, já que qualquer grupo, artista ou comunidade pode expor seu trabalho. Muitos bons artistas antes não tinham a chance de levar ao público sua obra por não terem sido selecionados pelo concorridíssimo mercado cultural, ou seja, museus, gravadoras, cinemas, editoras etc. […]
(DIMENSTEIN, G. O Cidadão de Papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. São Paulo, Ática, 2011, p. 158 Adaptado)
Proposta de Redação:
Pensar a cultura em meio à diversidade do território brasileiro é sempre um grande desafio. Nesse sentido, considerando sua visão de mundo e a leitura atenta dos textos motivadores, escreva, em registro formal da Língua, um texto dissertativo-argumentativo, que contenha entre 20 e 30 linhas, a respeito do seguinte tema:
“A construção das margens na cultura brasileira contemporânea”
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Lei de Execução Penal (LEP) prevê no seu art. 88 que o cumprimento da pena se dê em cela individual, com área mínima de seis metros quadrados. Ainda, dispõe em seu art. 85 que deve haver compatibilidade entre a estrutura física do presídio e a sua capacidade de lotação. Contudo, na prática, a superlotação no sistema prisional ainda é um dos grandes problemas, pois impede que possa existir qualquer tipo de ressocialização e atendimento à população carcerária fazendo surgir constantes rebeliões.
https://jus.com.br/artigos/71712/o-sistema-penitenciario-brasileiro-e-a-dignidade-da-pessoa-humana-na-reintegracao-social
Antes da pandemia de Covid-19, o sistema penitenciário brasileiro já enfrenta…
A Caixa financia vários Programas de Governo, dentre os quais figura o que busca promover a melhoria da mobilidade urbana, da acessibilidade universal, da qualidade de vida e do acesso aos serviços básicos e aos equipamentos sociais nas cidades brasileiras.
O texto abaixo tem o objetivo de situar sua discussão e deve ser usado como motivador para a produção de sua redação. Não o copie, tampouco copie qualquer texto desta prova.
População pobre é a mais atingida pelo
baixo investimento em mobilidade urbana
A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades. A falta de investimentos em transportes alternativos prejudica, principalmente, as camadas mais pobres da sociedade, que sofrem a c…
Texto I
A importância da diversidade e da inclusão dentro dos ambientes corporativos já está mais do que provada. Para além de melhorar a cultura organizacional e a reputação, as empresas se tornam mais lucrativas. […]
Mesmo que os números e dados evidenciem o poder de times mais diversos e que acolhem e incluem as pessoas, ainda vemos que as empresas têm uma grande dificuldade de transformar seu ambiente de trabalho e fazer a inclusão de pessoas diversas acontecer na prática. […]
(Disponível em: https://exame.com/bussola/por-que-e-tao-dificil-tornar-empresas-diversas-e-inclusivas/ Acesso em 11/10/2023)
Texto II – Pensar em representatividade e esquecer diversidade
Só a rep…



