Texto I: Cultura periférica é uma das mais relevantes nos últimos 20 anos. – Expoentes da dança e da música criadas nas periferias participarão de um evento no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para analisar essas expressões artísticas […]. No ano passado, quatro eventos do ciclo trataram dos temas literatura, teatro, produções audiovisuais e pixo/grafitti. Jornal da USP no Ar conversou com Helena Katz, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), crítica de dança e coordenadora do Centro de Estudos em Dança (CED), que fundou em 1986;[…]. De acordo com a professora Helena, é muito importante que a academia tenha aberto espaço para o campo da dança, porque essa forma de expressão está passando por uma mudança sensível em que mostra impacto da questão do negro, de gênero e do corpo trans. […]
Adaptado de: https://jornal.usp.br/atualidades/cultura-periferica-e-uma-das-mais-relevantes-nos-ultimos-20-anos/Acesso em 04/08/2024)
Texto II – […] Mas será que cultura é somente aquilo que aparece na tevê, toca no rádio, passa no cinema, está nos museus ou nos livros? Será que podemos dar o nome de “cultura” apenas ao que está envolvido num esquema industrial para ser produzido e chegar ao público?. Se observarmos atentamente, além da programação de shows, peças, filmes e exposições, perceberemos um forte movimento das minorias para mostrar sua cultura. A internet vem desempenhando um papel bastante importante, já que qualquer grupo, artista ou comunidade pode expor seu trabalho. Muitos bons artistas antes não tinham a chance de levar ao público sua obra por não terem sido selecionados pelo concorridíssimo mercado cultural, ou seja, museus, gravadoras, cinemas, editoras etc. […]
(DIMENSTEIN, G. O Cidadão de Papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. São Paulo, Ática, 2011, p. 158 Adaptado)
Proposta de Redação:
Pensar a cultura em meio à diversidade do território brasileiro é sempre um grande desafio. Nesse sentido, considerando sua visão de mundo e a leitura atenta dos textos motivadores, escreva, em registro formal da Língua, um texto dissertativo-argumentativo, que contenha entre 20 e 30 linhas, a respeito do seguinte tema:
“A construção das margens na cultura brasileira contemporânea”
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