Na figura, está representado um modelo de dados de um sistema de comércio eletrônico.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/cartilha-de-governanca-de-dados-ecossistema-de-dados.pdf
Tendo por contexto os conceitos apresentados no texto e na figura acima, elabore um texto dissertativo a respeito de Data Warehouse abordando, necessariamente, os seguintes elementos:
- A definição e as principais características de um Data Warehouse [valor: 3,00 pontos].
- Os conceitos de tabela fato e de tabela dimensão e as classificações de cada uma das tabelas indicadas na figura [valor: 3,00 pontos].
- O conceito e as operações típicas em OLAP (Online Analytical Processing) [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O código apresentado a seguir usa a linguagem de consulta Cypher para declarar uma rede de usuários e seus relacionamentos de amizade.

Considerando o código apresentado e os principais conceitos inerentes à Engenharia de Software, elabore um texto dissertativo, abordando, necessariamente, respostas para os seguintes questionamentos:
1) o modelo e de banco de dados considerado [valor: 2,25 pontos];
2) os componentes do modelo de dados indicado no código [valor: 2,25 pontos];
3) as vantagens do modelo considerado no código [valor: 2,50 pontos]; e
4) as desvantagens do modelo considerado no código [valor: 2,50 pontos].
Ecossistema de Dados pode ser conceituado como um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que interagem e direta ou indiretamente consomem, produzem, fornecem dados e outros recursos relacionados.
Segundo o Relatório Dados para uma vida melhor, publicado em 2021 pelo Banco Mundial, o Ecossistema de Governança de Dados de uma nação é a definição da abordagem de Governança de Dados que tem um papel central para o governo (órgãos, entidades, autarquias e fundações do poder executivo federal, órgãos dos poderes legislativo e judiciário, órgãos públicos dos estados e municípios), mas que pressupõe a atuação de entidades da sociedade civil e cidadãos, setor priva…
A Alice, acrônimo de Analisador de Licitações, Contratos e Editais, é uma ferramenta desenvolvida pela CGU que analisa diariamente, de forma automatizada, os processos de compras e contratações públicas. Diante de potenciais riscos e inconsistências, dispara alertas para que seja possível atuar de forma preventiva e tempestiva em processos licitatórios publicados.
Atualmente a Alice realiza a análise a partir dos dados do Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br), do Portal de Compras do Banco do Brasil (Licitacoes-e), do Portal de Compras da Caixa Econômica Federal (Licitações Caixa), além das dispensas e inexigibilidades publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

A ferrament…



